Blá blá blá… Isso é o que eu mais escuto nas redes sociais, principalmente no Facebook. E o que eu quero dizer com blá blá blá são todas aquelas informações inúteis, não pensadas, não planejadas que não levam você a absolutamente nada. Não divertem, não informam, não te fazem evoluir… O mais puro e puríssimo blá blá blá.
Para piorar, tem quem curta todo esse blá blá blá e isso engana muito mais gente. E para cortar logo essa onda e tirar você desse buraco, basta prestar atenção nos seguintes números da mega sena: 25-1-5.
O 25 é para você lembrar que 0,25% deve ser a média de interação do seu público nos conteúdos da sua fanpage. O 1 representa o 1% que deve ser seu record de participação quando o conteúdo é realmente fantástico. E o 5, representa os 5% de engajamento para ações que envolvem mimos, brindes ou presentes. Entendeu?
Então, ache agora que fanpage com 100 mil fãs consegue manter 250 likes/comentários em média por post, mil para os conteúdos super bacanas e 5 mil quando o assunto é promoções ou brindes. E pode tentar Coca Cola, Red Bull e até as Casas Bahia. Procure e depois vai ver como nesse mar de conteúdo, o que tem mesmo é muito blá blá blá.
E para ajudar a mudar esse cenário, aqui vão cinco dicas práticas do que fazer para engajar e começar a transformar audiência em público; público em pessoas; pessoas em alguém que queira comprar:
- Aprenda o básico do Facebook: use sempre linguagem proativa, como se fosse uma conversa. Atualizações com 80 caracteres (ou menos) possuem taxas de engajamento 27% vezes MAIORES que atualizações maiores. Atualizações que terminam com uma simples perguntam recebem 15% mais engajamento. Imagens são o conteúdo com maior interação. Anotou?
- Lançamento bacanas e novidades da marca para o público cativo são sempre um dos melhores presentes. Antes de todos, que tal eles serem sempre os primeiros a saber? Invista em perguntas, segredinhos, making off… Valorize seu público e faça ele se mexer.
- Humor… Ah o humor… Irônico, amargo, escrachado ou o que preferir. Vincular sua marca com sacadinhas de humor torna seu conteúdo mais leve e viral. Saiba qual o mote da sua marca ou produto e use. Crie, recrie e ache seu lugar ao sol.
- Quer mais? Promoções, promoções e mais promoções. Promoção é um mantra para gerar buzz. Lembre-se que promoções constantes acostumam o público a voltar, interagir e compartilhar. Por exemplo, mini concursos com pequenas competições diárias são super bacanas. Que tal quem enviar a melhor foto com seu produto ganha um brinde promocional? Mas lembre-se: você quer vender! Seja inteligente e faça com que isso gere vendas.
- Por fim, estamos aqui para beber ou para conversar? Então onde estão os links para seus produtos com opção de comprar? Onde estão os descontos, cupons de 10%-30% para fãs, ou quem sabe o outlet da marca? Lembre de ser leve nas postagens, com benefício claro, direto e real.
Parece tão óbvio e simples fazer tudo acontecer… Será? Olhe de perto o conteúdo da sua fanpage. Se 80% do seu conteúdo não está em uma das cinco dicas acima, pare com esse blá blá bla que meu like tem mais o que fazer!