De acordo com o IDC, o universo digital chegará a 40 zettabytes em 2020, e menos de 1% está sendo analisado pelos cientistas de dados.
Hoje, o cientista de dados está sendo preparado em empresas como IBM, SAP e CSC, pois elas entendem sua importância no futuro, como também entendem as particularidades de combinar algoritmos, matemática e física aplicando criatividade e curiosidade com o olhar de negócios.
A partir do momento em que redes sociais como o Pinterest decidem rastrear os usuários buscando como retorno pins mais personalizados, podemos identificar que ferramentas como Socialytics já estão sendo usadas, e os limites da privacidade entre usuário e redes sociais, abalados.
Simultaneamente, observamos uma grande utilização de tags ou “etiquetas” com o intuito de melhorar a capacidade analítica, a agilidade e o desempenho do website, além de criar a padronização dos dados processados entre os diversos geradores de tráfego.
O professor e pesquisador Richard Grusin, em sua aula magna “O lado escuro das mídias digitais”, ressalta a relevância de vivermos na era do compartilhar e, ao mesmo tempo, ao compartilhar nossos dados comportamentais, eles se tornam rastros diários, implicando inerentemente nos limites da privacidade e potencializando a capacidade de empresas e instituições governamentais de explorá-los, com ou sem consentimento, nosso comportamento diário midiático.
Nesse contexto, também podemos observar novos comportamentos em nossos relacionamentos, namoros e afins. O movimento observado retrata desde do início da amizade virtual, passando pelo primeiro encontro, até os envolvidos assumirem o relacionamento. Assim, compartilha-se e oficializa-se nas redes sociais algo íntimo, e, depois disso, o relacionamento continua transmidiaticamente.
Agora, convido à reflexão sobre o aumento de ferramentas de microanálises de metadados ou Socialytics, combinado com alto uso de algoritmos preditivos e uso constante dessas informações por empresas ou instituições governamentais. Assim, torna-se extremamente relevante o estudo nos campos de Social Media Surveillance e Big Data.
Referências:
- http://www.linkedin.com/today/post/article/20130729121335-206751421-data-scientists-are-the-new-rock-stars-as-big-data-demands-big-talent?trk=tod-home-art-medium_0
- http://www.businessinsider.com/why-pinterest-is-going-to-start-tracking-users-2013-7#ixzz2aRTT8wyo
- http://mashable.com/2013/07/29/digital-dating-survey/?utm_cid=mash-com-fb-main-photo
- http://www.emarketer.com/Article/Tag-Management-Becomes-Key-Component-of-Big-Data-Strategy/101005
- http://www.theguardian.com/world/2013/jul/31/nsa-top-secret-program-online-data