Agile

5 abr, 2010

Filosofia ágil: Getting Real – Parte final

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Para finalizar a série de artigos sobre a metodologia Getting Real,
aplicada no desenvolvimento ágil de softwares direcionados
principalmente à web, serão abordados assuntos referentes às estratégias
de entrega, gestão pós-lançamento do produto, manutenção e suporte. Não
deixe de conferir o primeiro e
o segundo
artigo da série.

Lançamento (ou entrega) do produto

Seguindo à risca o que abordam os autores da Getting Real, espera-se
uma movimentação digna de lançamento “Hollywoodiano” para seus
produtos. Enfatiza-se a importância da divulgação, e mais,
relacionamento com seus clientes.

Quando se trata de um novo produto, mais que importante, é essencial
uma eficiente divulgação aliada à uma estratégia de continuidade bem
formulada. Num meio fortemente concorrido e ao mesmo tempo fértil para o
desenvolvimento de novas ideias de negócios e produtos tratar com
profissionalismo as abordagens de gestão é fundamental.

Para os serviços que não resultam num produto próprio, cabe a
interpretação de que o esperado é uma implantação sadia. Estar próximo
do cliente no momento da entrega, treinar, acompanhar as dificuldades e
refinar os possíveis tropeços das atividades inerentes à fase de
desenvolvimento (ou às fases antecessoras), é enriquecedor para a imagem
da empresa e dos profissionais.

Para ambos os casos, comunique-se com os interessados, registre os
fatos ocorridos e preocupe-se com o feedback. Nem sempre se é perfeito
na execução dos trabalhos. O importante é enxergar o que precisa de
atenção e trabalhar visando ao cumprimento dos compromissos firmados.
Muitas organizações adotaram sessões em seus sites para tratar
exclusivamente de seus problemas. Jogar aberto com os clientes é
transparência, representa honestidade.

Observe algumas estratégias de lançamento e promoção de produtos
propostas pelos autores de Getting Real:

  • Site promocional: é válida a exploração de dicas, manuais e outros
    materiais como vídeos e fotos explicativas do software.
  • Fórum: gerar conteúdo interativo é uma das melhores abordagens a se
    pensar. Com isso, além de movimentar os usuários em torno da troca de
    experiências sobre o produto, acaba-se produzindo uma rica quantidade de
    conteúdos.
  • Blog: um blog bem elaborado que, além de informações
    sobre seus produtos, trate de outros assuntos certamente é um caminho
    para se ganhar evidência. A ideia por trás dos blogs é a socialização do
    conhecimento. É também networking. Um bom relacionamento entre blogs
    poderá incrementar suas visitas, gerando mais exposição de seus
    conteúdos. Compartilhe seu conhecimento, os resultados são
    compensadores. Vale a dica.

O pós-lançamento e o suporte

Quanto ao ciclo de vida de um software, qual é a fase mais longa? É a
fase de manutenção. Isso mesmo. Pode até parecer estranho num primeiro
momento, mas um software poderá ser utilizado por muitas décadas. É o
que se espera de um bom produto. É a regra geral, mas existem as
exceções.

Sendo assim, durante o todo o período de utilização do software, que
inicia-se logo após seu lançamento, serão demandadas atividades de
manutenção e possíveis evoluções. É fato que serão encontrados bugs,
melhorias virão a ser identificadas, novas funcionalidades
incorporadas. E tudo isso exigirá esforço.

Estar próximo dos clientes, atento às suas carências é chave para o
sucesso. Isso deve ser considerado quando for estudada a formação da
equipe de suporte. É importante alinhá-la e mantê-la próxima à equipe de
desenvolvimento, sem barreiras à interação. Atenção também para a
comunicação e o treinamento dos seus profissionais. Tudo deve funcionar
em harmonia, como numa orquestra.

Preocupe-se com as dificuldades dos clientes, o problema de cada um
deve receber a atenção que se espera. O relacionamento com seus clientes
deve ser levado a sério, procurando comunicar-se sempre que preciso com
estes. Não serão todas as solicitações que poderão ser atendidas, porém
demonstrar-se atento ao que foi exposto pelo cliente fortalece a
relação e contribui para uma imagem externa positiva.

Blogs, fóruns, bem como o site do produto e outras estratégias de
divulgação utilizadas devem estar em constante atualização. Isso soa
bem, desperta uma impressão de que o produto continua em evolução.
Fortalece a imagem da empresa e assegura aos clientes de que estão
lidando com seriedade e honestidade.

Siga seu rumo

Metodologias de desenvolvimento devem ser encaradas como grandes
roteiros para a organização dos trabalhos. Empresas são organismos, têm
suas particularidades.

Dificilmente, será encontrada uma metodologia que atenderá por
completo às carências das organizações onde são aplicadas. Vale a
capacidade de adaptação às diversas realidades, disciplina por parte dos
profissionais, foco nos negócios e amor à camisa. Motivação é palavra
de ordem.

Ficam registrados meus agradecimentos aos leitores que enviaram seus
feedbacks. Aguardo novas manifestações. Isso é construtivo. Participar é
sair da caixa, é evoluir.

Sucesso a todos.