Um dos grandes desafios dos métodos ágeis sempre foi o entendimento compartilhado sobre uma feature/story. Muitos times, geralmente no Backlog Grooming e no Sprint Planning, têm o entendimento destes artefatos de uma forma muitas vezes incompleta, não levando em consideração a visão de todos os papéis do time, gerando confusões, duplicações, complexidade e retrabalhos.
Los Tres Amigos
Também conhecido na literatura como Power Of Three ou Specification Workshop este processo se dá durante uma reunião (que tem o melhor ganho sendo no Sprint Planning), na qual um Analista de Requisitos, um Programador e um Testador irão discutir em conjunto a feature/story e revisar este(s) artefato(s). O ideal é que este processo esteja de um a dois timeboxes na frente da iteração atual (abaixo você entenderá os motivos).
O processo é simples:
O Product Owner inicia e faz a mediação da sessão apresentando a feature/story apresentando todos os subsídios necessários para o entendimento dos Três Amigos.
Os Três Amigos (Analista de Negócio, Programador e Testador) identificam suas necessidades e expõem sua visão sobre a feature/story e listam todas as dependências, necessidades, problemas e criam exemplos para deixar mais claro o entendimento
Depois dos Tres Amigos terem o entendimento compartilhado é o momento de prover estimativas de desenvolvimento e testes
Quais os benefícios deste processo?
Obviamente o entendimento compartilhado, que remove uma série de problemas e apresenta muitos benefícios:
Detalhamento de forma colaborativa: não haverá mal-entendidos os dúvidas básicas quando o trabalho é feito pelos Los Tres Amigos.
O que deve ser testador é criado por todos: não é só tarefa do testador dizer o que pode ser testado, o que não pode e qualquer ação referentes a testes. Todo o time cria de forma colaborativa os testes.
Revisão em conjunto: ao aplicar o processo já estamos revisando tudo o que é necessário em conformidade com o DoR e o DoD.