Marketing Digital

11 nov, 2014

Como segmentar usando apenas o e-mail dos contatos?

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Businessman working with the new computer interface sending emai

Uma campanha de e-mail marketing bem feita é extremamente importante para melhorar suas taxas de conversão e para estreitar o relacionamento da sua marca com o cliente. Porém, o índice de consumidores que reportam  mensagens como spam é extremamente elevado. Você já imaginou o motivo?

A resposta é simples: de alguma maneira, a sua campanha não lhe parece relevante. Afinal, quem nunca reportou como spam ou solicitou o cancelamento da assinatura de uma lista de empresas que enviam mensagens indiscriminadas, frequentemente, sem nenhuma utilidade ou com assunto que você não tem o menor interesse, não é mesmo?

Esta é uma prática chamada “spam de má experiência” e somente existe uma forma de evitar isso: enviando conteúdo relevante para um público segmentado. Acredite: dificilmente haverá uma campanha de e-mail marketing  boa o suficiente que seja relevante para todos.

Se você já entendeu a importância disso, mas não sabe como segmentar sua lista pois só tem o e-mail dos seus contatos, não se preocupe, acompanhe as dicas selecionadas!

Faça uma campanha de teste e use o próprio e-mail como ferramenta de segmentação

Se você é daqueles que já construiu uma base de dados repleta de e-mails, mas não se preocupou em coletar nenhuma outra informação do contato, a melhor saída para segmentar sua lista é fazendo uma campanha teste e analisando as estatísticas dela.

Boas ferramentas de gestão e envio de e-mail marketing oferecem relatórios super completos, que informam taxas de abertura, clique, cancelamento, localização do contato, dentre outras análises. Ao cruzar todos os dados coletados, é possível chegar às informações de comportamento de sua base para dar os primeiros passos em relação à segmentação.

Para isso, defina algumas categorias como:

  • “Interativo”: para aqueles que abriram a mensagem e clicaram no link;
  • “Receptivo”: para aqueles que mesmo não clicando em nenhum link, abriram a mensagem;
  • “Convertido”: para os que fizeram sua primeira compra ou preencheram algum formulário de contato a partir do link da mensagem enviada;
  • “Passivo”: para os que receberam e excluíram a mensagem sem ler;
  • “Delator”: para aqueles que marcaram sua mensagem como spam.

Enfim, crie categorias de acordo com os interesses, necessidades e objetivos estratégicos de seu negócio, utilizando a análise do comportamento do assinante de sua lista de e-mails. Essa já é uma ótima maneira de iniciar a segmentação de sua base.

Cruze os dados da campanha de teste com outras campanhas

Com as categorias da primeira campanha delimitadas, faça novas campanhas e cruze os resultados. Além de confirmar e refinar os segmentos, é possível criar novos, cada vez mais específicos. Você notará cenários diversos, como o daqueles que não se interessaram pela campanha de teste 1, mas abriram e interagiram com a campanha 2, por exemplo, dentre outras análises.

Na evolução deste trabalho, é possível criar uma segmentação específica para os assinantes que não abrem suas mensagens há um longo período e, assim, desenvolver uma estratégia específica para tê-los novamente ativos em seus contatos. Enfim, pense que uma boa segmentação feita apenas a partir da análise dos contatos perante suas campanhas é um processo contínuo, onde novos segmentos podem surgir a cada mensagem enviada.

É possível, por exemplo, preparar uma promoção específica para aqueles contatos que abriram um e-mail, foram para o site e abandonaram determinado produto no carrinho de compras. Ou mesmo enviar uma mesma mensagem com títulos diferenciados de acordo com a categoria do contato. Outra dica é criar campanhas similares às com altas taxas de abertura e enviá-las para a categoria que mais interage, enfim, dependendo da plataforma de envios utilizada é possível, inclusive, saber a localização do contato! Já pensou em fazer uma promoção de frete grátis exclusiva para aquele estado onde você tem um ótimo plano de envios?

Realize pesquisas e promoções para obter mais dados dos contatos

É muito comum utilizar a troca de benefícios por informação de seus clientes. Experimente desenvolver pesquisas e promoções em troca do preenchimento de dados cadastrais mais aprofundados, relacionados a interesses, perfil demográfico, dentre outra. Isso fará com que você consiga segmentar ainda melhor a sua base e, consequentemente, as suas campanhas.

Qual é a sua estratégia de segmentação atual? Ela tem dado certo? Aproveite os comentários abaixo para esclarecer dúvidas e trocar experiências!