Parece óbvio, mas muitas empresas e profissionais da área esquecem que planejamento é fundamental em qualquer atividade. E no e-mail marketing não é diferente. Você não pode simplesmente acordar uma bela manhã e decidir que vai enviar um e-mail marketing para os seus clientes naquele instante, sem saber exatamente o porquê. Sendo assim, é fundamental que você crie o hábito de construir um calendário editorial, ou seja, um planejamento dos conteúdos que você irá compartilhar com sua audiência, bem como as datas de envio, os objetivos, as métricas etc.
Quer saber mais sobre o assunto? Não perca o nosso artigo!
Como o calendário editorial vai te ajudar
Organizar o seu pensamento e suas estratégias de comunicação com o cliente é o principal objetivo do calendário editorial. Ele trará para a sua equipe um direcionamento, uma forma de saber como, por que e onde cada coisa deve ser feita, mantendo o ambiente em produção contínua sem estresse.
Mantendo o controle das suas publicações, você tem uma visão abrangente sobre o que já foi abordado, o que pode ser resgatado, o que deve ser mudado e quais assuntos novos podem ser inseridos na sua estratégia de e-mail marketing, garantindo variedade e interesse para o seu público.
Além disso, você não perde de vista os objetivos estabelecidos no seu planejamento estratégico de marketing digital, podendo acompanhar as métricas para verificar os resultados conquistados diariamente.
Como elaborar o seu calendário editorial para 2015
Cada empresa possui suas peculiaridades, portanto você pode inserir ou retirar os campos que desejar do modelo que passamos aqui. O intuito é que você construa um modelo primário e vá dilapidando de acordo com as suas necessidades, ok?
Defina o público
Conhecer o público para quem seu e-mail marketing será enviado é essencial para que você trace uma boa estratégia de e-mail marketing e tenha os resultados esperados. Sendo assim, vá a fundo nos detalhes e procure compreender quais são os hábitos de consumo de seu cliente, as preferências e desejos.
Estruture os temas
Selecionar os temas de interesse da sua audiência e listar tudo o que possa ser interessante para ela, desde assuntos mais básicos até os mais aprofundados. Lembre-se de que cada cliente está em uma etapa diferente do funil de vendas, portanto está apto a receber mensagens diferenciadas através do e-mail marketing.
Crie as pautas
Baseando-se no perfil do cliente e nos temas elencados, liste tópicos mais específicos dentro dos temas para abordar no seu e-mail marketing. Por exemplo, se o tópico é sobre marketing digital, você pode criar pautas sobre marketing de conteúdo, SEO, link building etc.
Transforme as pautas em títulos chamativos
O segredo para atrair a atenção do seu cliente para o e-mail marketing enviado é a chamada de cada tópico. Use a criatividade para tornar os títulos atraentes e cheios de curiosidade, despertando o desejo de saber mais.
Faça pequenas descrições
Para cada proposta de pauta, faça uma breve descrição, dando um direcionamento do que será abordado no conteúdo. Assim fica mais fácil não se perder em toda a sua linha editorial e manter uma sequência na conversa com o seu cliente.
Liste referências
As referências são importantes para a hora da criação do conteúdo do seu e-mail marketing. É através delas que o responsável pela criação do conteúdo terá insights poderosos para criar algo único e personalizado.
Selecione palavras-chave
As palavras-chave contribuem para atrair a atenção da sua audiência para o que está sendo enviado. Sendo assim, monte seus conteúdos alinhados a essas palavras-chave e obtenha maior conversão na sua estratégia de e-mail marketing.
Liste os recursos utilizados
Imagens, links para outras páginas, infográficos, vídeos etc. que fazem parte do material a ser enviado para o seu público através do e-mail marketing também devem fazer parte do calendário editorial, criando um histórico das suas ações.
Atribua responsabilidades
Quem é responsável pelo quê? Conteúdo, design, links, referências, cada etapa do processo deve ter uma pessoa responsável, e ela deve ser mencionada no calendário editorial para que ninguém perca nada e o trabalho final seja um sucesso.
Estabeleça um deadline
Toda tarefa tem um prazo, e no seu calendário editorial isso deve constar para que todos estejam cientes de sua responsabilidade sobre o produto final. Deixe bem à vista o prazo de entrega de cada atividade e quem é o responsável, visando a gerar comprometimento por parte da equipe.