Marketing Digital

18 fev, 2015

4 ferramentas indispensáveis para e-mail marketing

Publicidade

Para se aproximar de seus clientes e manter com eles um relacionamento de qualidade, cada vez mais as empresas no mundo todo têm apostado em estratégias de e-mail marketing, aprimorando-as constantemente através de testes A/B, verificando quais são os melhores dias e horários para o envio dos e-mails e testando a reação dos usuários a cada tipo de conteúdo.

Porém, além de contar com uma ferramenta específica, que permita segmentar a sua base de dados, medir os seus resultados e realizar testes periodicamente, existem ainda outros utilitários que podem complementar a sua estratégia de e-mail marketing. Quer conhecer alguns deles? Então continue lendo o nosso artigo de hoje!

Puts Mail

As estatísticas comprovam a importância de um bom layout na web, o que significa que o sucesso da sua campanha de e-mail marketing pode estar diretamente relacionada ao visual das suas mensagens. O Puts Mail é uma ferramenta complementar que faz testes para verificar como o seu e-mail vai chegar à caixa de entrada da sua base de clientes. Ele testa o formato para vários tamanhos de tela e garante que as suas mensagens cheguem configuradas e com o design que você planejou!

Litmus

Assim como o Puts Mail, o Litmus é uma ferramenta de testes, mas um pouco diferente. Com ele, você pode:

  • Visualizar como as suas mensagens aparecerão nas telas de diferentes aparelhos (inclusive em modelos específicos);
  • Contar com um editor para deixar o layout dos seus e-mails com a cara da sua empresa;
  • Verificar se seus e-mails estão sendo barrados por filtros de spam;
  • Ver o que aconteceu com as mensagens depois que elas foram entregues;
  • Checar como as landing pages dentro dos seus e-mails vão aparecer em diferentes navegadores (Explorer, Firefox, Chrome, etc.);
  • E ainda testar o visual dos seus e-mails transacionais.

Vale lembrar ainda que o Litmus se integra ao seu sistema de envio de e-mail marketing.

Inkbrush

Essa é uma ferramenta pensada especialmente para o design do seu e-mail marketing. Ela permite customizar com minúcia o layout das suas mensagens, inclusive com suporte do Photoshop. O Inkbrush também conta com exportação direta dos seus e-mails para a sua ferramenta de envio ou download do HTML das mensagens.

Mail Tester

O Mail Tester é uma página que funciona em quinze idiomas diferentes e permite verificar gratuitamente o nível de spam da sua campanha de e-mail marketing. Para isso, basta enviar uma mensagem para o endereço disponibilizado no site e, em seguida, verificar a sua pontuação.

Todas essas ferramentas podem te ajudar a otimizar o seu e-mail marketing, porém, é preciso se lembrar de que nenhuma delas será de grande utilidade se você não contar com um bom sistema de envios, que te permita segmentar a sua lista de contatos e acompanhar em tempo real a performance da sua campanha.

E você, já tinha ouvido falar ou utiliza alguma destas ferramentas? Ficou com alguma dúvida sobre como elas podem otimizar seu e-mail marketing? Deixe um comentário e divida com a gente suas experiências e opiniões!