Marketing Digital

16 jul, 2014

Como integrar o e-mail marketing com suas outras estratégias de marketing digital

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pensive businessman

marketing digital permite a utilização de inúmeras ferramentas e táticas para a comercialização de produtos e serviços. Apenas para citar algumas, podemos falar das mídias sociais, do mobile marketing, do marketing de conteúdo e dos links patrocinados. Diante dessas possibilidades, no entanto, é muito comum encontrarmos gestores cometendo o erro de segmentarem essas estratégias, esperando resultados diferentes em cada uma delas.

É fundamental que as empresas adotem a postura de procurar a convergência entre todas as mídias utilizadas por ela. Criar uma estratégia multicanal pode ser, inclusive, de extrema importância para a eficácia das suas ações, principalmente nas realizadas pelo e-mail marketing. Por isso, nesse artigo você encontrará alguns exemplos de integração que podem ser feitos entre campanhas de marketing digital e o e-mail marketing:

Pense na mobilidade

Não é raro vermos as pessoas com os olhos fixos nas telas dos celulares. Uma pesquisa curiosa realizada pela empresa Soasta, por exemplo, apontou que acessar o e-mail pelo celular, logo após acordar, já é uma prática comum em 67% das pessoas. Por isso, você deve se certificar de que a abertura destas mensagens nesses aparelhos estejam adaptadas e adequadas ao canal.

Comece testando a visualização antes de começar a disparar os e-mails, certifique-se de que o Call to Action (CTA) e os links disponibilizados na mensagem serão facilmente acessados pelos leitores que utilizarem os celulares. Lembre-se também de ter uma preocupação com o conteúdo em texto do e-mail, já que alguns aparelhos celulares ainda não conseguem abrir imagens facilmente e esta ação consumir mais dados do pacote de seu cliente. Além disso, o volume de vendas através de dispositivos móveis é também crescente. Por isso, não se esqueça de adaptar suas landing pages para o mobile. Desta forma você terá uma integração da estratégia digital de sua empresa a fim de atingi os consumidores que estão na rua o tempo todo!

Redes sociais são poderosas aliadas

Não há como negar que as mídias sociais são importantes para a geração de leads, para o relacionamento, brand awareness e até mesmo para a conversão em vendas. Por isso, aliá-las ao seu e-mail marketing é indispensável para garantir um retorno maior nas suas campanhas, fomentando o aumento do alcance destas mensagens.

Comece com medidas simples, como a inclusão de botões de compartilhamento pelas redes sociais nos e-mails enviados. Por outro lado, é importante que o canal escolhido também esteja integrado à estratégia, fomentando a geração de leads. Para isso, disponibilize CTAs bem elaborados no material que tem grande possibilidade de ser compartilhado para incrementar ainda mais a sua base de dados. Em um momento de maior amadurecimento sobre os resultados, procure fazer uma análise aprofundada sobre as campanhas que mais repercutem nesses mídias e procure replicá-las.

Blogs podem interagir com sua estratégia de e-mail marketing

Outra estratégia bastante eficiente para a sua campanha de e-mail marketing é alinhar o material produzido no blog corporativo de sua empresa às mensagens enviadas através da criação de newsletters. Isso, além de gerar eficiência e ganho de tempo produtivo, contribuirá para ampliar os acessos em sua página.

Não se esqueça de que o marketing de conteúdo é, hoje,  uma das principais e mais indicadas formas de gerar leads para o seu negócio. Por isso, é fundamental que você procure adaptar esse conteúdo para que ele chegue diretamente aos seus assinantes, potencializando resultados. Não se esqueça também de trabalhar a segmentação nesta automação de envios, certificando-se de que o tipo de conteúdo enviado será de fato relevante ao seu cliente.

E-mails transacionais para fomentar o contato com o cliente

Os e-mails transacionais consistem em uma integração entre o seu site e suas campanhas de e-mail marketing. Conforme o comportamento do seu consumidor, mensagens são disparadas automaticamente para fomentar o contato com o cliente. Ao realizar um cadastro para o download de um e-book, por exemplo, seu cliente recebe uma mensagem automática com o direcionamento. Uma outra forma de executar esta integração, para que você entenda melhor o funcionamento deste recurso, é o envio de um e-mail de agradecimento e esclarecimento após o cliente realizar o cadastro em sua newsletter. Desta forma, este recurso contribui para que você entenda melhor o comportamento do seu cliente, bem como estreitar o relacionamento com ele diante as ações por ele realizadas no site de sua empresa.

Vale ressaltar que apenas será possível desfrutar dos benefícios com a integração de campanhas digitais como auxílio da tecnologia. Neste contexto, uma ferramenta de qualidade para a gestão de sua estratégia de e-mail marketing torna-se imprescindível!