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21 jan, 2013

SEO em 2013 – 8 dicas, tendências e previsões

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O artigo de hoje tem o intuito de fazer um misto de previsões de SEO para 2013, com apresentação de dicas, e uma recapitulação de 2012, com revisão para quem fez o Curso OpenSEO.

Siga as dicas para que o sucesso de SEO de 2012 aumente mais ainda em função das estratégias de SEO para 2013!

Otimizar site para funcionar em plataformas móveis

O crescimento de sites em mobile é algo inevitável e não pode ser ignorado. Dado ao grande crescimento e desenvolvimento do mercado de smartphones e tablets no Brasil, trabalhar os sites para que eles se tornem acessíveis e mais dinâmicos para o usuário será fundamental para a manutenção no mercado.

Além disso, o algoritmo do Google já está configurado para entender sites mobile, o que estrategicamente pode melhorar  o posicionamento do seu site nos resultados de buscas.

Otimizar para busca local

Com o Uptade Google Venice, ativo desde maio de 2012, o Google está conseguindo identificar e analisar de forma mais eficiente informações geograficamente específicas. Dessa forma, há resultados cada vez mais geolocalizados, então a pesquisa usando uma keyword de head tail encontra resultados locais sem trabalhar com a long tail.  Isso traz mudanças de comportamento dos pequenos sites e também dos grandes no mercado digital.

Os sites maiores devem estar preparados para uma significativa perda de tráfego e para que eles continuem bem posicionados nas buscas locais também, devem efetuar algumas alterações. E os sites menores, que competiam no mercado com sites muito grandes, têm a oportunidade de geolocalizar seu site e assim obter vantagem, atingindo os consumidores locais.

Desenvolver conteúdo multimídia

É inquestionável a importância do conteúdo em SEO, contudo, haverá uma mudança a respeito de qual é o conteúdo ideal para que o seu site esteja bem posicionado em 2013. Até então, havia a preocupação em utilizar muitos textos com repetição de palavras-chave em negrito e imagens otimizadas.

Em 2013 esse conceito muda, dando espaço ao conteúdo multimídia. Imagens que sejam fundamentais para o entendimento do conteúdo, slides, podcast, SoundCloud e, sobretudo, vídeos, pela grande facilidade de produção que vem se desenvolvendo, deverão ser utilizados para enriquecer o conteúdo do site.

Algo que também vale ser ressaltado, é a utilização do HTML 5, que está em constante avanço e têm sido cada vez mais utilizado, devido preferência dos usuários a browsers mais desenvolvidos que substituem o Internet Explorer e permitem uma exploração mais dinâmica e mais interessante com recursos do HTML 5. A junção das possibilidades do HTML 5 permite a exploração do conteúdo multimídia e possibilita experiências de navegação inovadoras.

Com essas dicas, seu site ficará facilmente indexável pelos buscadores. E atenção: quem não se adaptar às novas tendências de conteúdo e navegação está fadado a perder visitas.

Atenção à arquitetura da informação, campo semântico e schema.org

A arquitetura da informação em um site requer atenção especial, o que não tem acontecido em muitos sites no Brasil. Para que o site se fortaleça, é necessário mantê-lo atualizado, dinâmico e bem organizado, para isso é importante priorizar a arquitetura da informação.

No site como um todo há uma tendência desde o final de 2011, mas que ganhará força agora em 2013, da interpretação do campo semântico para o Google avaliar a relevância do site. Já não basta ter uma única página sobre o conteúdo ou trabalhar em cima de uma palavra chave para ficar bem posicionado nos resultados. Isso porque o algoritmo do Google está reduzindo o peso da relevância do links building. Não que eles deixem de ser importantes, mas o Google está analisando o conjunto de conteúdo das páginas do site. E é pelo conjunto de conteúdo que você fará com que o Google atribua autoridade sobre um assunto ao seu site.

Um critério de posicionamento será a autoridade sobre um assunto, a disponibilização de um acervo informativo sobre um tema ao usuário.
Se você tem um site pequeno, foque em um nicho e em desenvolver conteúdo de head tails, mas também em conteúdo amplo de long tail. Dessa forma, você terá autoridade pelo conteúdo, não só pelo PageRank. Esse será um bom caminho para que você fique bem posicionado.

Para sites grandes, uma possibilidade para alavancar o posicionamento nos sites de busca é optar por, ao invés de escrever um artigo somente sobre um determinado assunto, criar hotsites dentro do seu próprio site. Isso porque o Google está dando mais importância aos diretórios individualmente, em relação ao todo do site, determinando assim que um site pode ser especialista em determinado tema, apesar do site não ser muito bom como um todo.

A arquitetura da informação e o domínio de campo semântico estão intimamente relacionados e a sua boa utilização ajudará muito no estabelecimento de uma boa posição nos rankings em 2013.

Na parte semântica do código na arquitetura da site, o schema.org se tornará muito importante, visto que o Google tem usado cada vez mais esses dados. Sendo assim, para você aparecer com rich snippet, é crucial essa implementação, que tornará o seu site adiantado no cenário brasileiro, aumentará os acessos e o posicionará melhor nos rankings.

Nesse contexto, trabalhar com schema.org, Google + e Google Places, se torna importante em função dos resultados locais.

Dê tag nos seus autores com o Rel=author

No Brasil, não há ainda muita preocupação de vincular a autoria de um artigo a um perfil no Google +, todavia, essa prática tende a se estabelecer e provocar uma grande revolução. Isso porque o Google está transferindo autoridade da qualidade do artigo para o autor, o que tende a substituir o link building, mas para isso o seu autor deve ter autoridade no assunto.

Com o uso do rel=author, haverá uma valorização dos autores, já que pessoas que produzem bons conteúdos serão mais cobiçadas pelos sites porque os conteúdos delas ficam melhor posicionados nos sites de busca.

Faça link building

O link building vem perdendo força nos últimos anos, mas isso não quer dizer que ele vá parar de existir. Já havia uma tendência do Google em valorizar mais o autor e o campo semântico do site. A quantidade de link building perde importância e se torna cada vez mais importante a qualidade de cada link recebido, porque não são todos os site que conseguem estabelecer links relevantes.

Sendo assim, a combinação de um bom e relevante link building, a dominação de um campo semântico, desenvolvimento de conteúdo multimídia, disponibilização de um site mobile, uma boa arquitetura da informação, a otimização de páginas no schema.org e, se for o caso, a otimização local, seu ranking estará garantindo em 2013.

Que 2013 seja um grande ano para todos nós!