Tecnologia

14 set, 2011

O que aprendi com Peter Diamandis

Publicidade

Antes de chegar à Singularity University, eu não tinha a menor ideia de quem era Peter Diamandis, este pequeno grande homem. Peter é um empreendedor que tem mais energia do que uma usina nuclear! Mas não é só energia. Agora, quando alguém me fala que uma pessoa tem fibra, a imagem que me vem à cabeça é a do Peter.

Na foto abaixo, flutuando em gravidade zero, está o brilhante físico Stephen Hawking. Essa imagem é resultado de um trabalho de Peter Diamandis, que passou 11 anos discutindo com a Federal Aviation Administration – FAA, o departamento que cuida da aviação nos Estados Unidos, sobre a criação de uma empresa que permitisse que civis experimentassem voos com gravidade zero. Alguns anos – e uma centena de voos depois, ele teve uma ideia ainda mais ousada: levar o físico mais famoso da atualidade a um local com gravidade zero.

Na manhã seguinte ao anúncio do voo que levaria Hawking, Peter Diamandis recebeu duas ligações. A primeira era da FAA, para dizer que a atividade não estava autorizada. A segunda, da sua própria empresa, dizendo: “Peter, você ficou 11 anos tentando criar a Zero G e agora você pode destruí-la com esse voo”.

Encurtando a longa história: Peter tinha anunciado um voo com duas passagens em parábola. Os passageiros experimentariam 30 segundos de gravidade zero em cada uma dessas manobras, e depois tudo volta ao normal. Mas, quando estavam no ar, Hawking, com o auxilio de sua enfermeira, convenceu Peter a repetir a manobra e eles acabaram realizando-a oito vezes!

Veja abaixo como funciona o avião de gravidade zero.

X-Prize: os desafios inimagináveis

Ainda sobre Peter, ele é o criador do X-Prize e talvez você seja como eu, que não sabia o que isso significava. Até agora.

O X-Prize é uma empresa na qual Peter lança competições que têm como objetivo desafiar a humanidade a criar soluções tecnológicas inimagináveis no dia de hoje. Depois de muitos anos perseguindo seu sonho, Peter conseguiu levantar o investimento necessário e lançou o primeiro X-Prize. A primeira competição que ele lançou foi: “criar uma aeronave que fizesse dois voos a uma altura acima de 100 km e assim iniciar a corrida espacial na iniciativa privada”. O desafio proposto foi realizado. Abaixo você pode ver o SpaceShipOne, a aeronave que realizou os dois voos e inaugurou um novo conceito em viagens espaciais. 

O que mais me chama atenção é o projeto que Peter lançou em parceria com o Google, o “Google Lunar X-Prize”. O objetivo é levar um veículo à Lua, lançar um robô na superfície lunar e esse robô navegar 500 metros. Tudo transmitido em tempo real para a Terra.

Aqui na SU, Peter nos provoca constantemente: “Qual o seu sonho? O que você quer realizar? O que faz você acordar de manhã ou não deixa você dormir à noite?”. Peter Diamandis é o ser humano que, no meu ponto de vista, colocou para si os sonhos mais impossíveis da atualidade. E ainda leva as pessoas ao seu redor a perseguir seus sonhos.

A Peter, meu muito obrigado! I am back on track.