DevSecOps

10 nov, 2011

Chris Anderson fala sobre Drones

Publicidade

Que noite tivemos aqui na Singularity University! Você conhece o Chris Anderson, editor chefe da Wired.

Além de editor da revista que marcou época, e continua definindo tendências, ele é autor de dois livros famosos:

Até aí, provavelmente sem novidades para você e para mim. Correto?

Porém, nesta noite, aconteceu algo que eu não esperava. Pensei que o Chris Anderson ia falar da Wired, dos seus livros, ou até de algo “social” ou “green”. Não, ele não veio aqui falar nada disso.

Ele veio falar de Drones, ou melhor, veículos autônomos, como o Carro Robô do Google que escrevi há um tempo. Só que no caso dele são veículos que voam, sejam aviões, helicópteros, quadricópteros, e por aí vai.

E não para por aí: ele mistura Drone, UAVs (veículos aéreos controlados remotamente) com crowdsourcing (produção realizada por um conjunto de pessoas). Ele trouxe o exemplo da UAV Forge, uma comunidade de pessoas que constroem projetos nesta área:

De acordo com Chris, nesta área, o novo conceito é: amadores estão acelerando o processo mais rápido do que profissionais da área, graças a sites com o UAV Forge. Olhe o slide onde mostra o que ocorre com os preços de sistemas de controles de veículos que se “auto dirigem”:

Este slide mostra que sistemas inteiros como o Global Hawk, que várias partes de hardware e software serão miniaturizados num único chip, como aconteceu com o rádio, com a TV, com os computadores e com os celulares.

O momento que vivemos agora é similar ao dos clubes de computadores da década de 70, conhecido como Homebrew Computer Club. Compare os computadores que temos em casa hoje com os computadores fabricados por hobby há 40 anos:

Agora, a parte mais impressionante foi quando Chris Anderson demonstrou seu lado apaixonado por UAVs, e pilotou um em nossa frente. Veja o vídeo que fiz abaixo:

Realmente, como dizem os norte-americanos: Singularity University Rocks! Novamente, agradeço à FIAP. Devo tudo isso a vocês!

Grande abraço e até o próximo!