Tecnologia

9 nov, 2007

A Tecnologia VoIP

Publicidade

De acordo com Jeszensky, nos últimos anos, tem-se observado mudanças nas redes telefônicas convencionais. Os serviços tradicionais de telefonia, POTS (Plain Old Telephony System), estão dando lugar a modernização, integração de serviços e convergência entre dois tipos fundamentalmente diferentes de tecnologias: voz e dados.

Através do modelo tradicional de telefonia, é praticamente inviável a convergência de voz e dados em função da necessidade de grande quantidade de banda passante e o custo a ser replicado para os usuários. Isso ocorre em função do elevado investimento necessário para modernizar os equipamentos do modelo PSTN atual.

De acordo com Jeszensky, “O Internet Protocol, IP, é atualmente o rei dos protocolos, sobre o qual, virtualmente, todas as aplicações procuram se tornar parte integrante da nova rede convergente”.

Nesse cenário, a tecnologia VoIP ou Voz sobre IP ou ainda IPT (IP Telephony) se apresenta como a evolução do modelo telefônico tradicional, permitindo a transmissão de voz em tempo real, que antes era feita sobre uma rede comutada em circuitos e em sua evolução é feita em uma rede comutada por pacotes, encapsulada em pacotes de dados e transportados através do protocolo IP.

No modelo tradicional, cada circuito alocado para uma chamada telefônica tem garantido durante todo tempo em que a chamada estiver estabelecida 64 Kbps de banda. Nos anos 90 iniciou-se os primeiros estudos e definições relativas ao VoIP. Nessa época um grande desafio era como comprimir a voz de forma que ele pudesse ser transmitido em um meio sem garantia de banda e ainda mais com a banda compartilhada com o tráfego de dados da internet. A partir dai, surgiram vários protocolos, codecs, softwares e equipamentos que se propunham a colocar em prática essa nova tecnologia.

Toda a tecnologia VoIP foi desenvolvida com base no modelo OSI de forma que para o seu uso, independam o meio físico e a tecnologia de enlace utilizada. Os protocolos e codecs VoIP fazem parte das camadas de Aplicações, Sessão e Transporte do modelos OSI conforme figura 1.

Figura 1: Apresentação dos protocolos e codecs de acordo com o modelo OSI.Figura 1: Apresentação dos protocolos e codecs de acordo com o modelo OSI.

Na camada de aplicação está presente a voz comprimida de acordo com o codec utilizado, citamos como exemplo o G.729, G.723, G.711 e GSM.

Na camada de sessão são negociados o inicio e fim das chamadas. Atualmente o protocolo mais usado é o SIP.

Na camada de Transporte os pacotes de dados provenientes das camadas de Aplicação e Sessão são encapsulados em segmentos. No caso dos codecs, eles são encapsulados pelo RTP, RAS ou RTCP e no caso dos protocolos de sessão eles são normalmente encapsulados pelo UDP.

Dessa forma, o segmento gerado, seja ele proveniente da camada de aplicação ou de sessão, serão encapsulados pelo protocolo IP, formando um pacote e enviados através do meio de comunicação disponível, seja ele Ethernet, ATM, Wireless, etc..

Quando o pacote chega ao seu destino, ele é aberto e dá-se inicio ao processo inverso, onde o pacote é aberto, remove-se seu header, restando o segmento, esse é aberto, remove-se seu header restando a aplicação. Esse processo pode ser visualizado na figura 2.

Figura 2: Modelo de interconexão OSIFigura 2: Modelo de interconexão OSI

Referências:

Jeszensky, Paul Jean Etienne. Sistemas Telefônicos. São Paulo, Manole, 2004

Abraços.