DevSecOps

9 set, 2009

Habilitando o Filtro de Spam no Evolution

Publicidade

Para permitir que o Evolution faça a filtragem de spam nas mensagens
que cheguem em suas contas de e-mail, é necessário instalar o plugin do
spamassassin para habilitar esta funcionalidade.
Para instalá-lo, siga o passo abaixo (como root):

No Fedora:

[root@localhost ~]# yum install evolution-spamassassin

No Ubuntu:

sudo apt-get install spamassassin

Após a instalação do plugin, reinicie o Evolution e confira sua instalação no menu:
Editar -> Plugins: Plugin do SpamAssassin deve estar marcado.

Vá em aba Editar -> Preferências -> Preferências de Correio
Marque a opção “Procurar em mensagens recebidas por spam”

Feito isso, o Evolution irá usar o SpamAssassin
para filtrar suas mensagens à procura de Spam. Conforme você for
identificando novos Spams que não foram detectados, clique com o botão
direito e selecione a opção Marcar como Spam, desta forma, você estará
ensinando ao SpamAssassin e ele estará aprendendo as novas características deste spam.

Para
verificar toda a sua caixa de entrada, marque todas as mensagens e, em
seguida, escolha a opção Verificar por Spam no menu Mensagens.

Sempre que forem detectados spams, eles serão movidos para a pasta Spam do Evolution.

Sempre
verifique esta pasta, pois pode acontecer de e-mails que não são spam
estarem sendo detectados com falso positivos. Quando isso ocorrer,
dentro da pasta spam, selecione a mensagem, clique com o botão direito
e em seguida selecione a opção “Não é spam” e sua mensagem voltará para
a caixa de entrada.

Alternativamente você pode instalar outros plugins com o evolution-bogofilter e o evolutioon-rspam.

Frederico Madeira
www.madeira.eng.br