iMaster Developers

Paulo Farias

Paulo Farias

Paulo Farias Castro Filho é engenheiro formado pela UFPE, MSc. em Processos pela UFRJ-COPPE e Especialização em Gestão de Produtos pela FGV. Especialista em gestão de serviços de TI(ITIL, COBIT). Trabalha atualmente na Serasa como gerente da Central de Serviços de TI. Atuou ao longo da sua carreira em diversas áreas tais como desenvolvimento de sistemas, callcenter, canais comerciais, infraestrutura, serviços, gestão de outsourcing, segurança da informação e arquitetura corporativa..
  • Publicou
    10
    Artigo(s)
    book
  • Visualizados
    10000
    Vezes
    eye
  • Desde
    2009
    clock
awardArtigos Publicados
Paulo Farias
Carreira Dev
Por que TI tem dificuldade em melhorar a sua imagem?

As interações de um cliente com TI durante o consumo de serviços formam uma percepção de qualidade que constitui a “imagem TI”. O contato com o serviço atribui significados a respeito do nosso catálogo de serviços. Essa oportunidade de ouro é normalmente desperdiçada por atendimentos reativos e sem empatia. Isso dificulta a melhoria da imagem…

Paulo Farias
Carreira Dev
Por que os profissionais mais experientes de TI jogam estrategicamente?

Participamos de jogos estratégicos sem perceber ao lidarmos com usuários, clientes, fornecedores de TI, chefes e colegas de trabalho. Todos interagem, buscando maximizar seus benefícios individuais, levando em consideração as decisões dos demais jogadores. Quanto maior for a experiência de um participante num jogo, maior é a sua chance de vitória, pois ele usa a…

Paulo Farias
Carreira Dev
Por que os clientes culpam TI?

Os clientes culpam TI porque a usam como desculpa para os seus próprios problemas e não nos defendemos na mesma medida; porque banalizamos a desculpa técnica e não somos claros quando falhamos; porque falhamos com frequência e somos um gargalo na execução projetos; porque assumimos riscos e problemas de outras áreas como se fossem nossos…

Paulo Farias
Carreira Dev
Por que os chefes ameaçam e fazem piadas sem graça?

Alguns profissionais que ocupam posições de liderança comportam-se de forma autoritária para conseguir resultados mais rapidamente diante das contingências de TI. Ameaças diretas ou ironias tornam-se corriqueiras na ocorrência de qualquer urgência, importante ou não. Estas fazem parte do modus operandi do gestor que fica preso ao hábito da punição para obter um comportamento desejado…

Paulo Farias
DevSecOps
Por que as terceirizações de TI aumentam os custos?

As terceirizações de TI aumentam os custos porque faltam análises de impacto dos custos operacionais, os contratos são mal-negociados, a empresa não estrutura para a gestão do fornecedor, as premissas do plano de negócios não acontecem ou existe uma grande demanda reprimenda por serviços que acaba descontrolando os custos. Mas a criação de uma estrutura…

Paulo Farias
Carreira Dev
Por que o estudo dos fundamentos é importante para as técnicas de TI?

Um dos meios de adquirir a excelência como profissional de TI é buscar melhorias na técnica. O programador procura codificar em menos tempo e com melhor qualidade mudando o método de trabalho; o especialista em redes melhora a performance; o gerente de projetos cria metodologias da sua indústria para minimizar os riscos do projeto. Cada…

Paulo Farias
DevSecOps
Por que as demandas sempre superam a capacidade de TI?

O Homem sempre buscou na técnica um atalho para as suas realizações. E, por meio da Tecnologia, como ciência da técnica, pressiona o aumento da produção. Como consequência, os ambientes mercadológico, regulatório, competitivo, político e social forçam as empresas a desenvolver novos produtos, a reduzir custos e a melhorar. Estas forças produzem um grande volume…

Paulo Farias
DevSecOps
Por que alguns profissionais de TI adquirem experiência mais rapidamente?

Um profissional de TI experiente é alguém que tem excelência em tudo que faz. É alguém capaz de tomar decisões rapidamente, entender um problema, intuir e agir produzindo um resultado muito bom sem demandar um grande esforço. Parece algo inato e difícil de conseguir, mas na realidade não é. Os mais experientes têm uma postura…

Paulo Farias
DevSecOps
Transfira o Risco para Longe de TI

As áreas de tecnologia da informação normalmente assumem riscos desnecessários devido à ausência de instrumentos para transferir ou compartilhar riscos com outras áreas. O desconhecimento desses processos e do conceito de risco aumenta o custo operacional e diminui a qualidade do serviço, pois necessitam administrar um estoque sempre crescente de problemas potenciais.Risco é a possibilidade…

Paulo Farias
Arquitetura de Informação
Por que as áreas de tecnologia são consideradas gargalos na maioria das empresas?

Gargalos são restrições lógicas (regulamentação, compliance) ou físicas (pessoas, espaço) de processos que limitam o desempenho da organização e tornam a vida daqueles que demandam um inferno. Como toda organização tem pelo menos uma restrição que limita a performance, existe sempre a possibilidade de a área de tecnologia ser o gargalo. E esta possui, com…

Publicidade