Salve salve galera! Hoje vou apresentar pra vocês um padrão de projeto muito útil quando o assunto é variação de objetos e dinamismo de criação: O design pattern Decorator. Com este padrão, podemos “envolver” (você verá que realmente parece algo envolvendo outra coisa) um determinado objeto com determinado comportamento distinto em tempo de execução. Decorators…
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Fala pessoal! Vocês já pararam pra pensar em como as strings funcionam em Java? Pois é, um amigo meu resolveu parar essa semana e acabou se confundindo mais do que se explicando. Como a conversa com ele rendeu bastante, achei interessante escrever um artigo que aborda este assunto que pode lhe surpreender se você ainda…
IDE: NetBeans 5.5 (JDK 6 Update 1) Olá pessoal! Para quem não conhece, apresento hoje um padrão de projeto muito utilizado entre os desenvolvedores de sistemas: o padrão Singleton. Um padrão de projeto é um template que define um comportamento específico (ou alguma técnica) para determinado problema, o tornando mais flexível e reutilizável. O design…
IDE: Microsoft Visual Studio 2005 (.NET Framework 2.0, DirectX SDK [April 2007]) Olá amigos! Mês passado apresentei pra vocês meu primeiro artigo sobre desenvolvimento de jogos utilizando o framework do DirectX, abordamos todos os tópicos básicos e teóricos da metodologia 3D. Aprendemos também, na prática, como criar nosso dispositivo, um handle para a placa de…
Olá pessoal. Este é o primeiro de uma série de artigos sobre desenvolvimento de jogos usando o framework do DirectX. Quem curte jogos de computador com certeza alguma vez já se deparou com algum pedido de instalação ou atualização do DirectX para que o jogo pudesse funcionar. Isto acontece porque o jogo utiliza determinadas classes…