Games

16 out, 2015

YouTube lança assinaturas pagas para canais de games

visualizações
Publicidade

O YouTube está trabalhando em um sistema de assinaturas pagas para vídeos, mas antes disso, o serviço de vídeos lançou um novo formato de pagamentos, chamados de “sponsorships” (“patrocínios” em inglês), que permitem pagar US$ 4 ao mês para apoiar alguns canais de games.

Entretanto o formato não é uma assinatura no sentido tradicional da palavra. Os vídeos dos canais que adotaram o recurso continuam gratuitos para todos. Os sponsorships são uma forma de apoiar o canal de que o usuário gosta em troca de alguns benefícios simbólicos, misturando um pouco do que é o Patreon e o sistema de assinaturas do Twitch.

youtube-games

Entre os diferenciais recebidos pelos apoiadores estão ícones diferenciados ao lado do nome do usuário no chat durante sessões de jogos ao vivo e acesso a salas de bate-papo restritas aos apoiadores.

A inspiração no Twitch tem motivo: ss assinaturas de canais no serviço que hoje pertence à Amazon já geram cerca de US$ 36 milhões por ano. Por lá, o valor padrão da assinatura é mais caro: US$ 5 ao mês.

Nem o YouTube, nem o Twitch divulgam exatamente qual fatia desse dinheiro que vai para os criadores de conteúdo e quanto fica com a empresa, mas ambas dizem ficar com a menor parte. Não seria surpresa, no entanto, que o Google ofereça condições mais vantajosas para o público e os streamers como forma de tentar atrair mais usuários, mas não há nada confirmado.

Essa é só mais uma prova de que o YouTube está levando jogos cada vez mais a sério. As estatísticas mostram que a empresa está mais do que certa em fazer isso. Segundo Ryan Watt, chefe global na área de jogos, são assistidos 144 bilhões de minutos por mês de conteúdo relacionado a jogos no YouTube.

Com informações de Olhar Digital