Notícias

4 ago, 2022

TI de Salto: livro reúne histórias inspiradoras e marcantes de brasileiras que atuam com tecnologia

Publicidade

Por que ao pensarmos em tecnologia, lembramos de figuras como Bill Gates, Steve Jobs, Tim Cook, Elon Musk e Alan Turing em detrimento de Ada Lovelace, Grace Hopper, Hedy Lamarr, Jean Sammet, Radia Perlman e outras mulheres? A diferença de representação de gênero na área explica um pouco dessa realidade.

A pesquisa comparativa sobre mulheres e meninas em STEM (Science, Technology, Engineering e Mathematics, ou Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática em português) na América Latina mostra que somente 2% das pessoas que ocupam cargos políticos em Ciência e Tecnologia são mulheres.

E para incentivar e incluir mais mulheres na TI, será lançado no dia 09 de agosto, na Avenida Paulista, o volume II do livro TI de Salto. Organizado pela empresária Sylvia Bellio, fundadora de uma empresa de infraestrutura de TI e única mulher no país a fazer parte do conselho de empresas parceiras da Dell, a publicação conta com depoimentos, histórias, relatos e reflexões de 25 mulheres que atuam ou estão ligadas de alguma forma à área.

“São muitas as narrativas inspiradoras de mulheres na área da Tecnologia. São pessoas que enfrentaram os mais diversos desafios, descobriram o próprio propósito e lutaram para chegar nos lugares onde estão, cada uma numa realidade bastante particular. Desde o lançamento do primeiro livro eu sabia que a proposta não deveria terminar ali”, conta Sylvia.

Organizadora do Projeto Conte Sua História, que compartilhas histórias de mulheres da vida real, a especialista em Tecnologia cita que o livro é uma oportunidade para que as pessoas saibam um pouco sobre figuras que contribuíram e continuam contribuindo para o avanço tecnológico e científico no país.

A importância do debate

A introdução do volume II de TI de Salto é de Martha Gabriel, escritora, professora e futurista pelo Institute for the Future (IFTF). Lembrando sobre como a Tecnologia otimiza a existência dos seres humanos, a profissional pontua como o desequilíbrio da posse das ferramentas acabou criando grupos de privilegiados.

Citando sobre como o absoluto domínio dos homens em áreas voltadas à Tecnologia – como engenharia, mecânica e computação – criou um círculo de perpetuação de poder e desigualdade. Martha argumenta que a ciência da Tecnologia trabalha para encontrar respostas para problemas que afetam a humanidade e propõe um debate sobre como a falta de mulheres atuando acaba por sub-representar uma importante parcela da população.

“Analistas dizem que é necessário termos mais mulheres nas áreas de pesquisas científicas para aumentar a quantidade de descobertas e invenções provenientes de um olhar diferente do que os homens tipicamente têm. Enquanto as mulheres forem minorias nas graduações em ciências da computação e engenharias, podemos dizer que tanto o mundo físico quanto o digital em que vivemos estão sendo criados e programados predominantemente por homens”, narra a escritora.

Patrícia Travassos, publicitária, jornalista, fundadora de uma agência especializada em projetos de inovação e colunista e escritora, foi a responsável pelo prefácio do livro. Ela pega o exemplo das startups – universo em que somente 4,7% das empresas têm mulheres no quadro de fundadores – para comentar que desafios como a pobreza menstrual acabam afastando pessoas do gênero feminino não só do universo da Tecnologia, mas de várias atividades que elas poderiam contribuir para que fosse alcançada uma equidade social melhor.

Para além das discussões sobre como mulheres podem ser incentivadas a trabalharem com Tecnologia, Patrícia lembra que divulgar exemplos inspiradores faz a diferença. As mais de 20 mulheres que contribuíram com TI de Salto têm, apesar das particularidades de cada uma, uma história de sucesso e superação que serve para mostrar como o caminho pode ser alcançado apesar de todos os obstáculos.

“Em comum, todas essas mulheres (empreendedoras ou não) partem de um incômodo e, por meio da TI, conseguem potencializar suas vozes, provando que, sim, é possível escalar propósito para construir um futuro mais justo e mais humano”, finaliza o prefácio.

Mulheres inspiradoras

Misturando histórias de quem está no auge da carreira, de quem comanda empresas gigantes morando no Brasil e no exterior, de quem está começando agora, de quem se preocupa com aulas e trabalhos na universidade, de mães, esposas, filhas, o livro TI de Salto mostra – sem retoques – vitórias, derrotas, dificuldades, sucessos e experiências de mulheres que vivem e respiram Tecnologia.

Sylvia pontua que a ideia de trazer vários pontos de vista foi justamente mostrar um pouco da diversidade de experiências que pessoas do gênero feminino têm ao atuar no setor de TI. E além do gênero, claro, a luta diária é o que une todas essas pessoas.

“Apesar de praticamente todas terem tido conflitos internos, momentos de dúvida e desconfiança da própria capacidade, já que estavam em ambientes quase que exclusivamente compostos por homens, a vontade de superar os desafios e seguir faz com que as autoras tenham importância para a minha ideia de instigar mais meninas a trabalharem com TI”, cita Sylvia.

Ana Beatriz Martarelli Coutinho é uma das autoras mais jovens de TI de Salto. Com apenas 24 anos, ela trabalha como analista de NOC e fez parte de projetos como o Girls Power Tech, uma iniciativa da CISCO para potencializar o aprendizado de jovens mulheres. Vivenciando desafios cotidianos para se desenvolver como profissional, ela ressalta a importância de vencer a própria mente. “Para termos coragem é preciso sentir primeiro o medo, e cada superação vira um aprendizado e evolução, então, se você mulher, está passando por algum desafio acredite, você é capaz”, diz em seu trecho.

A gerente de Consumo e Varejo da Intel Brasil, Bárbara Toledo, revela um caso de machismo e preconceito que sofreu em uma entrevista de emprego em uma fábrica. Na situação, ela lembra que o executivo se negou a entrevistá-la, já que ela era mulher (justificativa confessada pelo próprio diretor). Lembrando sobre como a maternidade a impôs novos desafios e a fez mudar a percepção da vida, Bárbara defende que os desafios superados fazem parte da trajetória dela.

“Encaro cada fase da minha história como parte de quem sou e quero me tornar, cresci ouvindo Raul Seixas e gosto de ser essa metamorfose ambulante, porque isso colabora para que eu aprenda cada vez mais e nunca me imponha limites”.

Fernanda Ripari é formada em Ciência da Computação e trabalha como Global Critical Situation Manager na Microsoft. Com mais de 25 anos de experiência na área, são várias as lembranças sobre silenciamento nos ambientes de trabalho majoritariamente masculinos.

Ela conta que comentários pejorativos e a falta de apoio a fizeram questionar a própria capacidade e se a carreira de TI seria a correta a se seguir. Fernanda encontrou, porém, em redes de apoio (incluindo a família) a oportunidade de superar as adversidades. A profissional reitera sobre como é importante pensar no que se pretende construir e como o universo da Tecnologia é, sim, um lugar para todas.

“Se fortaleça emocionalmente para quando esse momento estiver ali rondando seus pensamentos, os identifique e lembre-se de onde você está, o que já passou, para onde está indo e que não permitam que você abandone a TI porque a Tecnologia não vai lhe abandonar e é onde você deve estar. É a carreira, a área, a profissão que você escolheu para você. Só vai. Só fica. Só faz”, sugere.

Serviço: TI de Salto: Volume II

Organizadora: Sylvia Bellio

Editora: Árvore Digital

Preço: R$ 60,00

Data de lançamento: 09/08/2022

Horário: 18h às 21h

Local: Av. Paulista, 509 – Bela Vista/SP