Tecnologia

28 jul, 2015

SanDisk promete SSDs de 6 TB e 8 TB para 2016

Publicidade

A SanDisk revelou planos de colocar no mercado versões de 6 TB e 8 TB de seus SSDs a partir de 2016. As informações foram confirmadas por Sanjay Mehrotra, CEO, durante uma conferência com investidores. De acordo com o executivo, as novas unidades usarão processo de manufatura de NAND flash em 15 nm, com o início da comercialização dependendo da aprovação dos clientes.

O mais interessante na novidade é que, gradativamente, SSDs começam a alcançar os HDs convencionais em espaço: atualmente, o maior disco rígido disponível é da Western Digital, com 10 TB. Além disso, uma série de atrasos no desenvolvimento desses dispositivos provocou uma redução de custos no processo de fabricação, deixando aberta a possibilidade de que unidades de 16 TB sejam anunciadas no ano que vem.

sandisk-ssd-6-e-8-tb

Ainda segundo Mehrotra, a SanDisk vai manufaturar os dispositivos usando uma tecnologia da Toshiba, na qual os chips onde os dados são armazenados ainda seguem a orientação bidimensional tradicional. Além de reduzir custos, essa abordagem deve garantir que as primeiras versões dos novos SSD não tenham problemas de confiabilidade.

A SanDisk já comercializa versões com até 4 TB de espaço que são destinadas a um seleto grupo de consumidores. Trata-se de grandes datacenters, que precisam de muito espaço para dados e alta velocidade e, acima de tudo, podem pagar o preço elevado da tecnologia. O processo para obtenção de um disco SSD de 4 TB é tão complexo que a SanDisk diz que testes rigorosos precisam ser realizados antes da aplicação dos discos.

Com informações de Techtudo