Programa de inclusão digital ganha 1,4 mil novas conexões à internet
Ontem, foram publicados dois aditivos nos contratos para ampliação em 1.460 pontos as conexões à internet, além dos 11,9 mil pontos previstos originalmente.
O diretor do Departamento de Serviços de Inclusão Digital do Minicom, Heliomar Medeiros de Lima, já havia adiantado esses novos pontos em meados deste ano. Inicialmente, o objetivo era ampliar a cobertura em 3 mil pontos, mas os satélites utilizados no programa já estão no limite da capacidade.
Logo, a adição dos 1.460 pontos será feita através do remanejamento de capacidades e do uso de novos transponders. Com a nova estrutura, a expectativa é que as velocidades das conexões sejam ampliadas: a mínima passará de 256 kbps para 512 kbps, e a média deve subir de 512 kbps para 750 kbps.
Dos novos pontos, 910 se referem a conexões via satélite, enquanto 550 são de conexões terrestres, por ADSL. Segundo Lima, pelo cronograma, as conexões terrestres devem ser feitas em até 60 dias, e as por satélite, em 120. “Mas, como a Embratel se adiantou, acho que em dezembro já teremos as primeiras ampliações”, afirmou o diretor do DSID.
Metade das novas conexões será voltada para o programa Telecentros.BR, mas para os centros já existentes. Na prática, o plano desse programa, que é garantir links a 3 mil novos telecentros em 2010, vai depender de uma nova licitação, o que deixa as conexões para 2011.
A outra metade será destinada para telecentros que fazem parte do programa antigo, que era tocado exclusivamente pelo Minicom, além de uma pequena parcela para Pontos de Cultura e Territórios da Cidadania.
Com informações de Convergência Digital







