NOTÍCIA

Para Gartner, computação em nuvem é mais segura que soluções on premises

Consultoria observa que o real desafio em torno do conceito reside em questões de privacidade.

Para Gartner, computação em nuvem é mais segura que soluções on premises
Imagem: Redação iMasters

Embora a computação em nuvemCloud30 conteúdosGerenciamento de infraestrutura multicloud com Kubernetes proporciona otimização e economiaDevSecOps · set 2021Vivo assina contrato para aquisição da IPNET e cresce em cloud computingDevSecOps · ago 20245 tendências da computação em nuvem para as empresasDevSecOps · abr 2022Ver tudo em DevSecOps já esteja bastante disseminada, questões relativas sobre a segurança da informação sempre surgem quando uma empresa se reúne com um fornecedor para avaliar a adoção de uma tecnologia em cloud computing. “Ao contrário do que se acha, cloud computing é mais seguro que soluções on premises, mas isso não significa que é algo que deva ser desconsiderado”, disse Daryl Plummer, vice-presidente do Gartner.

Para o especialista, o grande ponto está na privacidade dos dados, que ele aponta como o “real desafio” do setor. A reação mais direta do mercado em relação a isso vem com muitos provedores construindo estruturas de processamento ou buscando parcerias com data centers para prover acesso local aos dados e reduzir preocupações dos consumidores.

Uma prova disso está no fato de que, nos últimos meses, grandes players de TI revelaram planos de terem estruturas com suas soluções no País. Entre eles estão Microsoft, SAP e OracleOracle22 conteúdosOracle lança Java 26 para aumentar produtividade de desenvolvedoresDev (Back & Front) · mar 2026Oracle oferece o primeiro cluster de computação em nuvem em escala ZettaDevSecOps · jan 2025Oracle abre inscrições para o ONE, programa gratuito de formação em tecnologia e inteligência artificialData · dez 2024Ver tudo em Data .

O medo da nuvem é classificado pelo especialista como “irracional” e vem sendo reconsiderado. “Agora, as organizações perguntam sobre modelos para avaliar riscos dentro de um nível considerado aceitável”.

Apesar de ter avançado bastante nos últimos anos, o conceito de computação em nuvem ainda deixa muitos executivos de TI reticentes. “O principal mal entendido sobre cloud computing é que uma companhia pode seguir uma única estratégia que serve para a empresa inteira”, afirmou Plummer.

O especialista aconselha voltar ao simples. “O que precisa fazer é pegar um serviço de cada vez. Depois de definir qual será esse serviço, como ele funciona, criar uma estratégia de implementação. Agora, sei que isso é apavorante para muitos diretores de TI, mas a única forma de ter uma boa abordagem sobre o tema é trabalhar com ofertas do mundo real”, disse.

“A maturidade de cloud é uma jornada, não um destino”, concluiu. Computação em nuvem é sobre estabelecer relações corretas com os fornecedores para atender necessidades de negócio. Isso implica gerenciar diversos provedores.

Com informações de Computerworld

Matérias especiais e reportagens conduzidas internamente pela Redação iMasters. Acompanhe no Twitter @imasters e no Instagram/Threads @portalimasters

Ver perfil