Após modificar o visual do Gmail nos navegadores, nesta semana, o Google atualizou as versões mobile do aplicativo de e-mail. O novo Gmail para Android e iOS recebeu todas as novas funções da versão maior, incluindo o sistema de abas.
Esse recurso divide as mensagens da caixa de entrada por assunto. Promoções e newsletter vão para a aba “Promoções”, enquanto e-mails de redes sociais (Twitter, Tumblr, Facebook, LinkedIn e Google+) aparecem em “Social” e os “normais” (de outros contatos) vão para a “Principal”. O sistema pode ajudar a organizar a lista de mensagens, mas fica desativado por padrão. Para poder usá-lo, é preciso ativá-lo no Gmail no navegador – clique na pequena engrenagem e selecione “Configurar caixa de entrada” para isso.
Com a adição desse novo recurso, o visual do app foi modificado. A alteração mais visível na versão para Android são as imagens que aparecem ao lado de cada mensagem – se o contato não tiver uma foto de perfil, ícones coloridos com a primeira letra dos nomes ficam no lugar. Essas imagens fazem a função dos quadradinhos de marcação – que continuam no Gmail para iOS -, e é possível selecionar os e-mails mantendo-as pressionadas.
Outra mudança foi realizada na barra de comandos, que agora traz somente os botões para escrever novos e-mails e procurar, além de um para acessar o menu com as opções “Atualizar” e “Configurações do marcador”, entre outras. Essa modificação não faria diferença, mas acaba “sumindo” com o botão de deletar, a antiga lata de lixo. Para excluir os e-mails selecionados, você precisa agora abrir esse menu e depois tocar em “Excluir”.
Além disso, o menu lateral – uma modificação que parece ter se tornado padrão nos aplicativos do Google – também chegou ao Gmail. Para visualizá-lo, você só precisa arrastar seu dedo da borda esquerda da tela para o meio dela – ou, se preferir, simplesmente tocar no ícone do app, no canto superior esquerdo.
A atualização para o novo Gmail já está disponível no iOS e deve ser liberada aos poucos no Android.
Com informações de Info