Android

11 fev, 2019

Navegador Opera para Android deve ter VPN grátis

Publicidade

O recurso deve ser liberado em breve na versão do navegador para Android e já é possível para testes no Opera Beta, disponível na Google Play Store. O navegador Opera para desktops já conta com uma função de VPN gratuita desde 2016.

A informação é do portal Tecnoblog, que explica que “uma VPN (Virtual Private Network) camufla o IP do seu dispositivo usando o endereço de um servidor, fazendo a conexão parecer ter origem em outro lugar. Como essa conexão é criptografada, a VPN ajudar a proteger os seus dados de interceptações, recurso útil para quando você acessa uma rede Wi-Fi pública, por exemplo.”

Nos navegadores, o recurso de VPN é oferecido sem qualquer tipo de registro. Por aparecer somente na versão beta do navegador, é preciso ativá-lo nas configurações. Mas, vale saber que, ele só vem habilitado para funcionar em abas privadas ou anônimas.

Ainda não há previsão de disponibilização do VPN na versão final do navegador. Os testes continuam.

Opera

O navegador é desenvolvido pela companhia Opera Software e disponibilizado para Microsoft Windows, Mac OS X e Linux. O navegador tem uma grande distribuição no mercado de aparelhos móveis.

De acordo com a empresa desenvolvedora, o navegador tinha mais de 350 milhões de usuários mundialmente no quarto trimestre de 2014. Os usuários do Opera mobile eram cerca de 291 milhões em junho de 2015.