A Mozilla anunciou que, em breve, seus browsers poderão rodar jogos bem bacanas. Segundo a fundação anunciou, até o fim do ano, o motor gráfico Unity conseguirá rodar jogos da web sem a necessidade de plugins adicionais – apenas um add-on à Unity 5, prevista para ser lançada em 2014. O motor em questão é desenvolvido pela Unity Technologies, que se juntou à Mozilla para levar os jogos em 3D para navegadores.
A Unity 5, a partir de um add-on, vai ganhar suporte para WebGL e para a versão do JavaScript chamada asm.js. “Acreditamos que WebGL e asm.js vão nos levar ao futuro dos jogos na Web. Estamos felizes em ver a plataforma amadurecer e estamos ansiosos para ajudar a levá-la à evolução”, explicou Ralph Hauwert, desenvolvedor sênior da Unity Technologies.
Para demonstrar a tecnologia, a Mozilla e a Unity adaptaram o jogo Dead Trigger 2, popular em dispositivos móveis, para rodar pelo browser. Abaixo, um vídeo com alguns exemplos:
A promessa de jogos nesse nível sem a exigência de plugins é antiga – tem aproximadamente cinco anos. Em 2009 o WebGL foi apresentado, e no mesmo ano o Google prometeu um Chrome com aceleração 3D por hardware. Mas até agora nada foi lançado.
O Firefox pode ser apenas o começo dos jogos 3D em navegadores: os jogos Unity rodarão em qualquer navegador com suporte para WebGL, e serão melhores com o asm.js – atualmente, o navegador da Mozilla é o único com suporte para ele.
Com informações de Gizmodo