Tecnologia

28 out, 2009

Microsoft promete abrir arquivos do Outlook

Publicidade

A Microsoft anunciou que vai oferecer, de forma livre, a documentação sobre o formato de arquivos de dados do Outlook.

Esses arquivos, conhecidos como PST, serão liberados sob seu programa Open Specification Promise, tornando o formato livre para uso por qualquer indivíduo, sem que haja problemas com licenças ou patentes de software.

No passado, o formato de arquivo PST precisou sofrer engenharia reversa para que os desenvolvedores de softwares compatíveis pudessem ter acesso às informações, e assim, gerar compatibilidade entre arquivos abertos correspondentes e o Outlook.

No Windows com o Outlook instalado, é possível ler e escrever arquivos PST através da API de mensagens (MAPI), ou através do Modelo de Objeto do Outlook (Outlook Object Model). O acesso à documentação do formato de arquivo PST fornecido pela Microsoft possibilitará acesso direto aos dados de arquivos PST, além da plataforma Windows, sem que o Outlook esteja instalado.

Dessa forma, desenvolvedores open source poderão criar utilitários de importação de dados para outros clientes de e-mail, tornando a migração dos usuários menos difícil. Eles também poderão efetuar atualizações de informações de forma direta no Outlook, através de um aplicativo de sincronização.

Segundo Paul Lorimer, gerente do Grupo de Interoperabilidade do Office da Microsoft, a documentação ainda está em estágio inicial, e a equipe está engajada diretamente com especialistas da indústria e clientes interessados, com o objetivo de garantir que a documentação final seja clara e útil.

Via Under-Linux