Microsoft bloqueia Messenger em países do “Eixo do Mal”
A Microsoft não está mais oferecendo o Windows Live Messenger em países do chamado “Eixo do Mal”: Cuba, Síria, Irã, Sudão e Coréia do Norte. A empresa alegou que está “apenas cumprindo ordens”.
A polêmica decisão faz algum sentido dentro da política de sanções dos EUA. De acordo com algumas normas vindas da era Bush, os habitantes dos países com os quais os Estados Unidos mantêm algum embargo econômico não podem baixar software americano ou fazer compras em sites dos EUA.
Endereços como a Amazon já seguem essa legislação. O Live Messenger é mais um a aderir, mas as regras para decidir quem entra ou não nessa “lista” ainda não estão muito claras.
Se os EUA não proíbem, governantes desses países tratam de fazê-lo. Como no Irã, onde o Facebook foi proibido na última semana porque ajudava o candidato de oposição a fazer campanha.
Essa política de sanções já rendeu alguns efeitos colaterais. O ativista político sírio George Ajjan, que mora nos EUA, criou um site em prol da democracia no seu país de origem. Acontece que o GoDaddy.com, um popular serviços de hospedagem de sites, é bloqueado na Síria, e os mais interessados não podem ler.







