Notícias

12 mai, 2022

“Mês do Front-End” discute carreira e mercado de trabalho para profissionais de tecnologia

Publicidade

O mercado de TI cresceu de forma exponencial nos últimos anos. Cada vez mais os profissionais deste setor têm sido procurados para desempenhar as mais diversas funções. Pensando em contribuir para o desenvolvimento de novos profissionais, a Zappts, empresa que desenvolve soluções digitais para grandes marcas, realiza o “Mês do Front-End”, durante os dias 12, 19, 27 e 30 de maio.

A iniciativa, gratuita para qualquer pessoa, tem como objetivo destacar a importância dos desenvolvedores front-end, profissionais que são os responsáveis por criar interfaces de produtos digitais como sites, portais e aplicação web, por exemplo. São esses profissionais que montam a estrutura das páginas, na qual os usuários interagem, e se preocupam com o fluxo de navegação entre elas.

Esses profissionais estão sendo muito demandados no mercado de trabalho, pois são responsáveis por construir toda a estrutura tecnológica de produtos, ferramentas e serviços consumidos digitalmente. De acordo com a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), a previsão é de que o país tenha uma demanda de cerca de 800 mil profissionais para a área de TI até 2025 – ou 160 mil novas vagas por ano para programadores e desenvolvedores.

“O mercado tem se mostrado muito aquecido, principalmente nos últimos dois anos e meio. Com o início da pandemia, as empresas se conscientizaram ainda mais sobre a importância do profissional de TI para suas empresas”, explica Thauany Moedano, Head de Desenvolvimento da Zappts.

O evento contará com a participação dos profissionais que integram as áreas de tecnologia da organização, entre eles: André Gomes, desenvolvedor back-end sênior, Vinicius Guedes, desenvolvedor sênior React Native, Cláudio Castro, desenvolvedor front-end pleno, Maximiler Arouca e Victor Marinho, ambos desenvolvedores front-end sênior.

Além disso, convidados externos irão participar de treinamentos e palestras sobre temas voltados à carreira de desenvolvedor de software, as ferramentas mais utilizadas no mercado, além de compartilharem suas experiências profissionais.

Os interessados podem garantir sua vaga se inscrevendo pelo link. Abaixo, confira mais detalhes sobre a grade de programação:

  •  Quinta-feira, 12 de maio às 12h.

O primeiro encontro do mês terá como tema de debate: “Vida de Front-end: O lado dev do Design System”. Será discutido o ecossistema de Design System que trata-se de um conjunto de padrões de componentes de design elaborados a fim de manter a consistência visual e funcional de um certo produto, sistema ou organização. Um exemplo para se explicar o Design System é o jogo Tetris, onde um conjunto de peças padronizadas, seguem a mesma consistência de design e cada peça pode ser considerada um componente..

  •  Quinta-feira, 19 de maio às 12h.

O treinamento do segundo encontro do mês terá como temática o “Grid Layout: Quando utilizar e por que nos ajuda com responsividade?”. O CSS Grid permite aos desenvolvedores configurar layouts para diversas funcionalidades em duas dimensões (linhas e colunas) e a junção destes itens formam uma grade, o que dá o nome a esse sistema (Grid). Os Grids podem ser usados para o design de layouts de grandes seções de uma webpage, assim como de pequenos elementos de interface e infinidade de diferentes layouts.

  • Sexta-feira, 27 de maio às 12h.

O treinamento do terceiro encontro do mês terá como centro do debate: “Aplicando o conceito de microsserviços no desenvolvimento front-end”. O Microfrontends é uma técnica que surgiu para lidar com a complexidade de grandes projetos de frontend, em que um mesmo sistema pode-se mesclar diferentes tecnologias de front-end (Angular, AngularJS, React, Vue, etc), mantendo a implantação e manutenção independentes. É o conceito de separar sua aplicação de front em várias camadas menores, cada uma sendo responsável por um módulo específico da aplicação.

  • Segunda-feira, 30 de maio às 12h.

O quarto e último encontro de maio: “Carreira Front-end ” encerra a agenda do mês com a discussão sobre os desafios e oportunidades da carreira de desenvolvedores da modalidade “Front-end”.

Vale ressaltar que, ao final de cada encontro, será disponibilizado um certificado de participação, que estará disponível para aqueles que se inscreveram com antecedência pelo link.