Há algum tempo, rumores sobre um suposto projeto ultrassecreto de carro elétrico da Apple circula, na Internet. Agora, o Apple Insider divulgou um extenso relatório com vários novos detalhes sobre o projeto, intitulado “Titan”, que o site alega ter conseguido com fontes familiarizadas com o assunto.
Entre os principais pontos do relatório estão:
- O carro elétrico da Apple tem o codinome “SG5”;
- Já está em uma fase muito além de apenas conceito;
- A Apple tem escritórios na cidade de Sunnyvale (Califórnia), mas acredita-se que a empresa esteja trabalhando em seu carro elétrico em um prédio secreto que, supostamente, pertence a uma empresa de pesquisa de mercado chamada SixtyEight. Essa poderia ser uma empresa falsa que a Apple está usando como fachada para o seu projeto, mas nada disso foi confirmado;
- Muitos dos profissionais relacionados ao mercado de automóveis contratados pela Apple, incluindo alguns engenheiros da Tesla, estão trabalhando fora do campus de Sunnyvale;
- Esses funcionários foram orientados a virar seus crachás ao entrar no edifício da empresa de fachada para evitar suspeitas.
Para tornar o projeto realidade, há quem diga que a Apple já montou uma equipe de 200 pessoas para trabalhar no do carro elétrico, entre especialistas das áreas de baterias e robótica. Entre eles estão Pete Augenbergs e John Ireland, ex-funcionários da Tesla, David Perner, ex-engenheiro da Ford, e o brasileiro Fernando Cunha, que já trabalhou na General Motors.
Rumores também apontam que a empresa está reunindo consultorias sobre peças e métodos de produção e não se mostra interessada na tecnologia de motores de combustão ou métodos convencionais.
Até o momento, a Apple ainda não confirmou ou negou quaisquer planos relacionados a entrar no mercado de automóveis elétricos.
Com informações de Canaltech