DevSecOps

4 jun, 2018

iMasters lança novo portal, agora baseado em WordPress Headless

Publicidade

O portal iMasters está de cara nova! Com um layout mais clean e moderno, o site vai oferecer uma melhor experiência para seu público. O foco, durante todo o processo de renovação, foi deixar a leitura mais fluida e a navegação mais intuitiva e rápida.

A tecnologia do novo portal iMasters

Utilizando o WordPress como gestor de conteúdo, foi adotado no portal o conceito de WordPress Headless. Nele, você desacopla o back-end do front-end e a WP REST API se torna o centro de integração entre os dois ambientes.

Uma das vantagens desse conceito é que o front-end agora não é mais dependente do WordPress, podendo ser utilizado qualquer tecnologia para a melhorar a visualização do conteúdo do portal. E o back-end também não é mais dependente do front, o que dá flexibilidade de melhorar as funcionalidades da gestão de conteúdo.

No caso do novo portal, a camada de visualização foi baseada em JavaScript, com o uso do React, facilitando assim a componentização utilizada front. Além disso, fica mais simples a implementação de um possível app mobile consumindo o mesmo conteúdo.

Com as mudanças, a arquitetura de informação do portal está totalmente baseada em componentes e templates variados, que fazem uso deles para sua composição. Todo o conteúdo, agora, é consumido através da WP REST API, com base em rotas pré-estabelecidas para as URLs desejadas.

E todo o processo foi realizado em parceria entre a Apiki e a equipe de desenvolvedores do iMasters. “A empresa avança e se solidifica como um portal que além de entregar conteúdo sobre tecnologia, adota tecnologia e conceitos de ponta”, comentou Leandro Vieira, fundador da Apiki.

As novidades para os leitores

Quem navegar pelo novo portal vai ver perceber que esta versão busca valorizar o conteúdo e os autores que colaboram conosco diariamente. A divisão feita por categorias facilita a busca mais refinada por um certo tipo de conteúdo. Ideal para desenvolvedores de uma linguagem específica, por exemplo. Para que os mais generalistas, agora também é possível acessar os conteúdos mais recentes ou os mais lidos. Assim, você fica por dentro das últimas novidades do mercado, ou do que mais anda chamando a atenção dos devs por aí.

Outra novidade que estávamos ansiosos para anunciar é a volta dos Colunistas iMasters. Quem acompanha o portal desde o começo, se lembra do seleto time de escritores que colaboravam exclusivamente com o iMasters, fomentando o mercado, tirando dúvidas e compartilhando conhecimento. Pois esse time voltou!

área de colunistas do portal imasters

Agora repaginado, contamos com nomes de peso que vão publicar quinzenalmente trazendo assuntos variados e pontos de vista importantíssimos para nossas discussões. “Era um desejo antigo retomar o trabalho com os colunistas e agora, nessa nova versão do portal, tivemos a chance de fazê-lo. Sempre foi muito gostoso ter essa turma perto da gente, como parceiros mais chegados, mais próximos e agora voltamos com um time renovado, cheio de gás! Vai valer muito a pena acompanhá-los no portal!”, pontuou Tiago Baeta, fundador do iMasters.

Na página dos artigos, agora temos um agregador para os autores, mostrando quantos artigos já foram publicados no portal e os mais recentes.

Nesta nova versão do portal, os materiais em vídeo produzidos pelo iMasters, que antes ficavam mais escondidos no site, ganharam destaque na home. Agora, você poderá assistir ali mesmo as palestras do 7Masters ou dos nossos maiores eventos, como InterCon, JS Experience e PHP Experience. E você pode, ainda, selecionar por evento, para refinar a sua busca.

área de vídeo do portal imasters

Já um dos nossos maiores sucessos, o Fórum iMasters, foi valorizado na home nessa nova versão do portal. De cara, você já pode ver os tópicos mais discutidos e acessá-los diretamente. Ali do lado está a Developer Store, onde você pode ver os produtos mais vendidos e adquiri-los também.

fórum imasters na home do portal

Para quem gosta de ler a Revista iMasters, é só descer a página e ali você encontra as últimas edições em formato digital.

“Esperamos, com esse novo site, trazer uma experiência mais interessante para o nosso leitor; de navegabilidade e de leitura mesmo. Um site moderno, mais bonito, mais limpo visualmente… Acreditamos que essa é uma tendência na área e queremos proporcionar essa experiência para o público do iMasters”, afirmou Baeta.

Agora conta para a gente: o que você achou dessa nova versão do portal?