Back-End

18 abr, 2017

HostMídia oferece opção de versionamento de PHP, Python e Ruby a clientes

Publicidade

A HostMídia, empresa provedora de domínios, hospedagem e servidores, anunciou nesta semana uma ferramenta para auxiliar a personalização de seus produtos e serviços.

Aqueles que gostam de uma interface customizada podem optar pela versão do PHP e do Python que melhor se ajusta à sua necessidade. O objetivo é dar ao usuário mais controle em sua conta e um aumento no desempenho do site/sistema.

Falando de PHP, a versão 5.3 é para os que preferem a forma clássica de programar. Já a 7.1 oferece o que há de mais novo. No total, são seis versões disponíveis ao usuário. O desempenho das versões 7.0 e 7.1, de acordo com testes, aumentou em torno de 15% a 25% em relação a 5.x.  Com as inovações, é possível habilitar inúmeras extensões e alterar configurações, como limite de memória da linguagem ou habilitar e desabilitar diretivas comuns. Todas as mudanças são imediatas e totalmente reversíveis, ou seja, se não ficar legal, o cliente pode voltar às configurações anteriores.

O Python vem sendo considerado a “linguagem do momento” por disponibilizar diversas bibliotecas a serem utilizadas no desenvolvimento de projetos de inteligência artificial e Data Science. Para ela, o usuário pode escolher entre quatro opções:2.7, 3.3, 3.4 e 3.5. Antes, o cliente não conseguia visualizar ou alterar a versão dessa linguagem, a não ser que ele criasse um script, o que demandaria tempo.

Para Ruby, que é conhecida por ser simples e produtiva, além de sua dinamicidade e orientação a objetos, está disponível a versão 2.1, que permite ao usuário escolher a pasta de instalação e outras configurações básicas. A linguagem costuma ser muito utilizada em aplicações web por facilitar a produção de tarefas locais. Além disso, sua praticidade para a escrita de scripts, por não gerar tantas linhas, facilita a leitura e manutenção do sistema.