NOTÍCIA

Firefox ultrapassa IE e Edge, mas Chrome continua líder entre os navegadores

Firefox ultrapassou o Edge e o Internet Explorer em marketshare pela primeira vez, segundo StatCounter.

Firefox ultrapassa IE e Edge, mas Chrome continua líder entre os navegadores
Imagem: Redação iMasters

A Microsoft pode ter construído um novo navegador que é condizente com a Internet de hoje, mas a decisão de desenvolver Edge e priorizá-lo em relação ao Internet Explorer pode estar beneficiando seus rivais. Essa é a conclusão de um novo relatório da StatCounter, que alega que o Firefox ultrapassou o Edge e o Internet Explorer em marketshare pela primeira vez.

A StatCounter, que pega dados de três milhões de sites que receberam um número estimado de 15 bilhões de page views por mês, disse que, a partir de abril, o Firefox representou 15,6% do seu tráfego web desktop global, à frente do alcance cumulativo do Internet Explorer e do Edge, de 15,5%.

Todos os três estão bem atrás do Google Chrome, que tem mais de um bilhão de usuários em todas as plataformas e é responsável por mais de 60% do tráfego da StatCounter. Safari e Opera estão entre os perdedores e completam o setor.

desktop-browser-statcounter

Olhando para os dados da StatCounter  do ano passado – é importante notar que eles se referem a tráfego desktop de Internet – abril foi a primeira vez que o Firefox teve qualquer tipo de liderança sobre o Internet Explorer. O Edge, que só está disponível para Windows 10, não tem marketshare para superar essa lacuna.

A StatCounter é um barômetro interessante das tendências de Internet, mas seus dados representam uma parte (grande) da web, e não ela toda. Além disso, a própria StatCounter observa que o Internet Explorer e o Edge estão à frente do Firefox nos EUA e no Reino Unido, dois dos mercados de PC mais notáveis do mundo.

[awprm urls=https://imasters.com.br/noticia/mozilla-relanca-programa-test-pilot-para-testar-recursos-do-firefox/,https://imasters.com.br/noticia/chrome-vai-comecar-bloquear-conteudo-em-flash/]

Para o site TechCrunch, isso poderia sugerir que em países onde o Windows 10 não está vendendo bem – talvez por existirem muitas máquinas rodando versões antigas ou por altos níveis de pirataria, como é o caso da China e de muitas partes da Ásia – o Internet Explorer tem sido mais bem sucedido que o usual, à medida que versões mais antigas do navegador têm sido descontinuadas.

Apesar de a StatCounter ser menos confiável em relação ao tráfego mobile, ela divulgou seus dados: o Chrome também ficou na liderança, à frente de UC Browser da China, Safari, Opera e AndroidAndroid46 conteúdosAndroid push notifications com Quasar Framework, Firebase e integração com WordPressDev (Back & Front) · mai 2019O X do Xamarin Forms – O guia das funcionalidades nativas - Parte 02: AndroidDev (Back & Front) · abr 2019Modularização de AndroidDev (Back & Front) · ago 2019Ver tudo em Dev (Back & Front) .

Matérias especiais e reportagens conduzidas internamente pela Redação iMasters. Acompanhe no Twitter @imasters e no Instagram/Threads @portalimasters

Ver perfil