Firefox é o programa menos seguro, diz Bit9
A empresa de segurança americana Bit9 fez uma lista dos 12 aplicativos mais vulneráveis, e quem saiu como vencedor foi o Firefox.
A Bit9 analisa aplicativos quanto aos riscos que oferecem no uso corporativo e, na última quinta-feira, ela publicou seu ranking anual dos programas mais arriscados.
O estudo é reservado e intitulado 2008´s Popular Applications with Critical Vulnerabilities. Do total de estudos, a Bit9 revelou o que ela chama de Dirty Dozen (algo como os 12 mais sujos). Veja a lista:
- Firefox, da Fundação Mozilla
- Flash e Acrobat, da Adobe
- VMware Player e VMware Workstation, da VMware
- Java↳Java42 conteúdosNovidades do Java 26 (para desenvolvedores)Dev (Back & Front) · mar 2026Visual Studio Code para Java: o guia completo (dicas, configuração e extensões)Dev (Back & Front) · out 2025Quarkus: Modernizando a linguagem Java para a era da nuvemDev (Back & Front) · nov 2020Ver tudo em Dev (Back & Front) → Runtime Environment, da Sun
- QuickTime, Safari e iTunes, da Apple
- Produtos Norton, da Symantec
- OfficeScan, da Trend Micro
- Produtos Citrix, da Citrix
- Aurigma e Lycos, gerenciadores de imagens
- Skype, da Skype
- Yahoo! Assistant, do Yahoo!
- Windows Live Messenger, da Microsoft
De acordo com a empresa, no ano passado, somente dez produtos foram destacados com esse antiprêmio. Agora, a lista foi expandida para doze. Os critérios utilizados foram de que o aplicativo: roda no Windows; é conhecido no mercado e alvo de muitos downloads pelo consumidor; não é classificado como produto malicioso pelas organizações de TI e empresas de segurança; contém no mínimo uma vulnerabilidade, descoberta a partir de janeiro de 2008 e registrada no NIST (instituto americano de padrões) com severidade classificada entre 7 e 10 no sistema CVSS; depende do usuário final, e não de uma administração central, para ser atualizado.







