Notícias

8 mar, 2024

Dia da Mulher: 7 podcasts feitos por mulheres

Publicidade

Neste dia 8 de março, trazemos aqui 7 podcasts feitos por mulheres. Mas antes de fazer deles, vamos entender a data, que, historicamente, marca a luta das mulheres por igualdade e equidade em todos os aspectos sociais e profissionais. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), nas universidades, apenas 35% dos estudantes matriculados em cursos STEM (sigla que reúne cursos de ciências, tecnologia, engenharia e matemática, em inglês) são mulheres. Nos cursos de engenharia civil, de produção e industrial os números são menores: 28%.

A boa notícia é que nos últimos anos, a diferença salarial entre homens e mulheres caiu de 33,4% para 23,4%, segundo dados do IBGE. Os números são positivos, mas ainda mostram que há um caminho a ser trilhado para que profissionais do sexo feminino tenham o mesmo reconhecimento financeiro.

Presença feminina

De acordo com a coordenadora do Ensino Fundamental Anos Finais do Colégio Marista Paranaense, Claudia Martins de Souza, já é possível notar maior incentivo para que estudantes explorem as áreas que desejarem. “Atualmente existe muito mais incentivo do que já houve no passado, acredito que estamos avançando. Tanto estudantes como profissionais já formadas estão tendo mais alternativas para fazerem o que querem”, avalia.

Se ainda há melhorias a serem feitas, a dica da coordenadora é não desistir dos sonhos. “A nossa escolha profissional impacta diretamente em nossa vida, pois é uma grande parte do nosso dia a dia. Então é preciso deixar preconceitos e obstáculos de lado para lutar pela realização dos nossos sonhos, principalmente os profissionais”, pontua.

Novas possibilidades

A coordenadora pedagógica Naara Melhem, do Marista Escola Social Ecológica, reforça que contribuir para que as meninas conheçam as possibilidades.“É importante levar o conhecimento, inspirar e apresentar conteúdos que mostrem possibilidades para que as jovens tenham oportunidades que possam impactar nas suas escolhas, no seu projeto de vida”, finaliza

Para celebrar o Dia da Mulher, selecionamos uma lista de 7 podcasts de diferentes temas produzidos por mulheres, para comprovar que todas as profissões e áreas podem ser ocupadas de forma democrática.

7 podcasts produzidos por mulheres

ElasTrabalham

A jornalista Thaise Xavier entrevista convidadas especiais a respeito do trabalho feminino e outros temas relacionados, como política, educação financeira, síndrome de impostora e muitos outros.
Link: https://elastrabalham.com.br/

PodProgramar

Apresentado por Ana Eliza e Jessi Zanelato, o podcast foca em tecnologia, programação e inclusão de mulheres na área. Com um toque feminino, elas abordam notícias da área, história e muita informação.
Link: https://podprogramar.com.br/

Mamilos

Comandado por Juliana Wallauer e Cris Bartis, aborda temas sociais, culturais e educacionais de forma aprofundada e descontraída. Elas buscam diferentes pontos de vista sobre o assunto em pauta, para que o ouvinte crie sua própria opinião.
Link: https://www.b9.com.br/shows/mamilos/

Dibradoras

Liderado por Angélica Souza, Renata Mendonça e Roberta Mina, o programa prova que mulheres podem gostar e entender de diversos esportes, incluindo futebol, rugby e outros tradicionalmente dominados pelos homens.
Link: https://www.b9.com.br/shows/dibradoras/

Põe na Estante

De autoria da jornalista Gabriela Mayer, o podcast é um clube do livro em formato de áudio, com debates sobre títulos do Brasil e exterior. É possível participar de debates de grandes obras como  “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis e “Orgulho de Preconceito”, de Jane Austen, por exemplo.
Link: https://poenaestante.com.br/

PoupeCast

A jornalista e especialista em finanças Nathalia Arcuri fala sobre educação financeira para leigos, com linguagem simples e dicas práticas para melhorar a sua relação com dinheiro.
Link: https://open.spotify.com/show/0UR7uvXIwzbEiSLZlrp9Na

Quem Lê Tanta Notícia

A psicanalista Vera Iaconelli e a escritora Tati Bernardi se reúnem com o advogado Thiago Amparo para debater sobre as principais notícias nacionais e internacionais. O título é inspirado na canção de Caetano Veloso, que há 50 anos perguntou: “quem lê tanta notícia”?.
Link: https://open.spotify.com/show/57TRnnARBzYo4lbE7zRywB

Essas foram as 7 sugestões de podcasts produzidos por mulheres. Se você conhece outros, deixe nos comentários nas redes sociais do iMasters.