Carreira Dev

7 mar, 2019

Desenvolvedores indicam livros que ajudam a entender o setor #Parte3

Publicidade

“Se você quer aprender a ser um bom desenvolvedor, é preciso estudar e ler muitos livros.”

Essa é uma frase que todos os profissionais da área já ouviram de colegas e de professores. Buscar conhecimento faz parte da rotina de um Dev e é isso que ele faz em todos os momentos. Quando é contratado para um job, lá vai ele se preparar para conseguir entregar o trabalho do jeito que o cliente quer. Ler e estudar são qualidades inerentes de um desenvolvedor.

O iMasters conversou com um time de Devs para saber como foi o aprendizado em suas vidas. O que eles leram que nunca esqueceram? Qual foi a obra literária que mais ajudou na carreira? Quais livros indicariam para os leitores do iMasters?

O bate-papo rendeu algumas publicações no nosso portal. Você pode acessar aqui a #Parte1. E aqui a #Parte2. Hoje, na #Parte3, você verá novas sugestões de livros para se capacitar e enxergar os desafios com outros olhos. Semana que vem, publicaremos a #Parte4. Obrigado pela companhia e boa leitura.

Marcel Gonçalves dos Santos

(Leia artigos de Marcel Gonçalves dos Santos no Portal iMasters)

Ele é Desenvolvedor Full-Stack e Evangelista de Comunidades.

Marcel dos Santos citou alguns livros que poucos Devs lembraram ao responder às perguntas do iMasters. O primeiro deles é Não Me Faça Pensar – Uma abordagem do bom senso à usuabilidade na web”, de Steve Krug”. 

Ele diz que o livro “traz diversas dicas e insights para a construção de páginas web com boa usabilidade e uma melhor experiência para o usuário. O livro mudou muito a minha maneira de pensar a construção de aplicações web.”

O segundo livro citado por Marcel dos Santos foi “Redes de Computadores e a Internet: Uma Abordagem Top-Down” do Jim Kurose. Segundo Marcel, o livro é “fantástico sobre redes e o funcionamento da internet. A abordagem do livro é evolutiva explicando o funcionamento de redes, das camadas de rede e do funcionamento dos protocolos e algoritmos de roteamento utilizados”.

Marcel lembrou também do Mostly Adequate Guide to Functional Programming in JavaScript” de Brian Lonsdorf . “Os conceitos são colocados de forma bem clara e explicados de forma evolutiva com muitos exemplos. O livro é aberto e está no GitHub”, comentou Marcel. O link para acessar o livro no GitHub está aqui.

“Criptografia e Segurança de Redes” do William Stallings. “A obra fala sobre criptografia desde o mais básico (as cifras de César) até os algoritmos mais sofisticados e explicando as suas utilizações. Fala sobre chaves públicas e privadas, algoritmos de hash, etc”, concluiu Marcel.

“Pro Git” do Scott Chacon e Ben Straub: “Livro excelente e bem completo sobre Git. Ele fala dos comandos mais básicos até os comandos internos do Git. É recheado de imagens e códigos que facilitam a leitura e a compreensão”, disse Marcel. A publicação pode ser lida online, de forma gratuita aqui.

Marcel ainda fez questão de recomendar mais três livros que ele acredita serem imprescindíveis para qualquer desenvolvedor. São eles:

“Growing Object-Oriented Software Guided by Tests”, de Steve Feeman e Nat Pryce. 

“Patterns of Enterprise Application Architecture”, de Martin Fowler. 

“Implementing Domain-Driven Design”, de Vaughn Vernon.

“Programador Apaixonado” de Chad Fowler.

Juliana Chahoud

(Leia artigo de Juliana Chahoud no Portal iMasters)

Ela é Especialista Mobile e Consultora de Desenvolvimento.

Juliana Chahoud também deu sua contribuição à nossa pesquisa informal. Para Juliana, o livro que ela indica é o “Entrega Contínua” de Jez Humble e David Farley.

Danielle Monteiro

(Leia artigos de Danielle Monteiro no Portal iMasters)

Ela é Senior Data Archtect da B3, MongoDB, Female Innovator, CEO da WB Soft, professora na BFBiz e autora do DevMedia

A desenvolvedora Dani Monteiro citou quais livros gostou e recomendaria para os leitores do iMasters. Dani citou “Introdução à Linguagem SQL”, de Thomas Nield.

Ela recomendou, também, “SQL e Teoria Relacional”, de C. J. Date.

O terceiro livro indicado por Dani Monteiro foi: “Modelagem de Dados”, de Carlos Barbieri.

Na semana que vem, o iMasters publica mais uma série de sugestões de livros voltados para desenvolvedores.