Desenvolvimento

21 fev, 2019

Desenvolvedores indicam livros que ajudam a entender o setor #Parte1

Publicidade

A área de desenvolvimento de software exige muita leitura e estudos aprofundados. Não bastam os conhecimentos adquiridos na universidade. O setor de tecnologia avança cada dia mais rápido e alguns conceitos ficam obsoletos.

Por isso, é preciso pesquisar por livros que abram a mente. O iMasters conversou com alguns profissionais do setor para saber quais livros foram e ainda são fundamentais na carreira deles.

Esta é a #Parte1 das indicações de livros. Na semana que vem, tem a #Parte2.

 

William Grasel

(Leia artigos de William Grasel no portal iMasters)

Ele é Desenvolvedor Web, Google Developer Expert, palestrante e consultor.

O primeiro livro indicado por William é “Head First Design Patterns”. Ele explica que finalmente conseguiu ler um livro sobre design patters que não fez com que ele dormisse ou quisesse “morrer no meio do caminho”, brincou Grasel.

A segunda indicação de Grasel é o livro “Test-Driven Development: Teste e Design no Mundo Real”. Ele diz que este é um livro fácil, acessível (com versão em português do Brasil) sobre TDD, que o ajudou a consolidar tudo que já vinha estudando sobre testes automatizados.

A terceira indicação é do livro “Clean Code”, sobre escrever código de maneira sustentável, para que a maioria das pessoas entenda com facilidade.

Grasel justificou a escolha: “mudou completamente a forma como eu pensava e estruturava meu código”.

João Neto

(Leia artigos de João Neto no portal iMasters)

João Neto é Desenvolvedor Web e lider técnico do iMasters. Ele indicou o livro Clean Coder, do mesmo autor de Clean Code. João diz que “este é um livro em primeira pessoa, que conta a história do UncleBob como desenvolvedor. É  livro de cabeceira obrigatório”. Ele explica a diferença entre os livros do mesmo autor: “O Clean Coder é sobre a pessoa do desenvolvedor. E o Clean Code é sobre o código em si. Talvez os dois melhores livros que já li”, explicou João Neto.

Alex Lattaro

(leia artigos de Alex Lattaro no portal iMasters)

Alex Lattaro é Community Manager Microsoft e Coordenador de conteúdo na Oliver. Ele também indicou o “Design Patterns” (assim como William Grasel) como um dos principais livros para desenvolvedores. Mas, ele indicou, ainda, a publicação “UX Strategy”.

Alex justificou a escolha: “UX strategy fala sobre lean e UX. Mas sem firulas. O livro fala sobre estratégias que agregam valor para o negócio/produto por meio da UX e leva em consideração experiências e dados”