Carreira Dev

28 fev, 2019

Desenvolvedores indicam livros que ajudam a entender o setor #Parte2

Publicidade

Buscar conhecimento nunca é demais. Quanto mais informações um profissional tiver sobre um determinado assunto ou setor, mais ele estará preparado e capacitado para os desafios que surgirem. Por isso, o iMasters começou, na semana passada, a conversar com alguns desenvolvedores para saber quais livros eles indicam.

O desafio era indicar obras que tenham sido fundamentais para suas carreiras. Mais do que saber o que os Devs leem, é uma oportunidade de compartilhar a fonte de informação, que pode servir de inspiração para outras pessoas.

Na semana que vem, o iMasters vai publicar a #Parte3 das entrevistas com desenvolvedores sobre os livros que eles recomendam. As obras ajudaram os profissionais e entenderem mais sobre o setor.

Você pode ler a #parte1 aqui.

Leia, agora, a #parte2 das entrevistas, com outras dicas de livros sugeridos pelos profissionais do setor.

Loiane Groner

(Leia artigo de Loiane Groner no Portal iMasters)

Ela é Desenvolvedora e Analista de Negócios.

Loiane indicou vários livros que foram importantes na carreira dela.

O “top 1”, como ela mesma classificou, é oCracking the Coding Interview”. A publicação é considerada um best seller em livros de TI. “Aborda diferentes assuntos e vale a pena ser lido mesmo que não esteja se preparando para uma entrevista. O estilo das perguntas é muito usado por empresas grandes como Google, Amazon e Microsoft”, comentou Loiane.

Ela diz que o Top 2 é The Art of Computer Programming”, de Donald Knuth, “um dos maiores nomes da CC ainda vivo. Essa série de livros é obrigatória para quem realmente curte Ciência da Computação. Aborda bem a base científica e matemática”, disse Loiane.

“Refactoring”, de Martin Fowler, é outra publicação indicada por Loiane: “A primeira edição foi escrita usando Java, a segunda edição, agora, com JavaScript. Apesar de usar uma linguagem nos exemplos, os conceitos são aplicáveis em qualquer linguagem ou framework”.

Loiane ainda fez questão de indicar mais 3 livros. São eles:

“The Pragmatic Programmer”. de Andrew Hunt. Ela diz que “É uma coleção de dicas de como fazer design de um programa, programar melhor, organizar seus pensamentos, etc. Confesso que a primeira vez que li achei meio chato (mas eu ainda era junior na carreira), uns 2 anos depois li novamente e mudou a forma que penso sobre várias coisas”.

“Effective Java”, Joshua Bloch – “Outro livro que te ensina como escrever código melhor, e alguns caveats da linguagem Java. Mesmo usando Java, a maioria dos conceitos se aplica em várias linguagens”, afirmou Loiane.

“Introduction to Algorithms” – “Outro livro base de CC, que além de ensinar algoritmos e estruturas de dados, apresenta as bases científicas e provas matemáticas de cada estrutura e algoritmo. Melhor livro de algoritmo já publicado (na minha humilde opinião)”, destacou a desenvolvedora.

Lucas Santos

(Leia artigos de Lucas Santos no Portal iMasters)

Ele é Microsoft MVP, Speaker e Community Manager

Lucas citou alguns livros que são muito apreciados entre os desenvolvedores. “Acho que o ‘Clean Coder’ é a base para mim. Também tem o ‘Pragmatic Programmer’, que é uma série de livros sobre programação e carreira. E por último, o ‘Design Patterns’ é sensacional também”. E fez um adendo: “O Refactoring’, do Martin Fowler, é outro livro base”.

Eu acho que, em geral, todos eles falam muito sobre o que é programação, sem precisar focar em uma linguagem ou um padrão específico. Ajudou muito para entender arquitetura e modelos que podem ser utilizados em vários tipos de projetos, independentemente daquele você estiver trabalhando”, concluiu Lucas.

Eduardo Matos

(Leia artigos de Eduardo Matos no Portal iMasters)

Ele é CTO no GetNinjas.

Eduardo destacou dois livros que são imperdíveis, na opinião dele.

O primeiro é “Extreming Programming”

“É uma obra clássica de agilidade que todo(a) programador(a) devia ler. Fala sobre práticas que hoje usamos, como pair programming, entre outras”, disse Eduardo.

O segundo é “Management 3.0”

“Fala sobre uma nova forma de encarar organizações, dispensando a forma antiga hierárquica,  de comando e controle. Vale muito!”, afirmou o CTO.