NOTÍCIA

China pode superar Índia em offshoring em 2011

Estudo do IDC mostra potencial de cidades da região Ásia/Pacífico para terceirização de tecnologia da informação

O IDC desenvolveu um novo índice (Global Delivery Index – GDI), que compara 35 cidades na região Ásia/Pacífico como potenciais centros de offshore para tecnologia da informação. O índice é baseado em critérios como custo de trabalho, custo de aluguel, habilidades com idiomas e taxa de turnover.

Em primeiro lugar está Bangalore (Índia), seguida por Manila (Filipinas), Nova Delhi (Índia), Mumbai (Índia), Dalian (China), Shanghai (China), Beijing (China), Sydney (Austrália), Brisbane (Austrália) e Auckland (Nova Zelândia). A pesquisa demonstra que as dez cidades no topo da lista de 2007 estão focadas em resolver fatores incluídos nos critérios como habilidades dos profissionais, riscos políticos, custos de trabalho e idiomas falados. Outros aspectos cobertos pela pesquisa, como infra-estrutura, recursos e habilidades, e fatores governamentais, estão bem equilibrados entre as cidades líderes.

A consultoria observa que os principais problemas levados em consideração na tomada de decisão de delivery global são:

– confusão entre os conceitos de offshoring, onshoring e nearshoring e como impulsionar diferentes métodos para obtenção de resultados

– alternativas à Índia como local para offshoring

– comparação e quantificação de riscos entre diferentes locais

– potencial desses locais no futuro

O levantamento também prevê que as cidades chinesas vão se sobrepor às indianas nos próximos quatro anos por conta de investimentos massivos em infra-estrutura, idiomas, conexões de internet e habilidades técnicas, todas favoráveis ao offshoring.

Matérias especiais e reportagens conduzidas internamente pela Redação iMasters. Acompanhe no Twitter @imasters e no Instagram/Threads @portalimasters

Ver perfil