Desenvolvimento

25 fev, 2015

ARM e IBM criam kit para desenvolvimento de dispositivos IoT

Publicidade

As empresas ARM e IBM estão interessadas em apostar em desenvolvedores amadores na fabricação de seus próprios dispositivos IoT (Internet of Things, ou Internet das Coisas). Para impulsionar a criação, ainda este ano será disponibilizado um kit de iniciação chamado “ARM mbed IoT Starter Kit – Ethernet Edition”, com diversas ferramentas de desenvolvimento.

arm

De acordo com as fabricantes, o kit fará com que os utilizadores consigam criar equipamentos preparados para usufruírem do cloud computing, além de terem a capacidade de receber ou transmitir alertas e dados para análise. O kit também vai acompanhar o sistema operacional mbed da ARM e terá suporte para ligações na nuvem BluMix, da IBM.

As ferramentas são voltadas para quem tem pouca ou nenhuma experiência em desenvolvimento para Internet ou sistemas incorporados. Designs de protótipos também farão parte do kit para funcionar como um guia aos entusiastas na hora da montagem de um dispositivo, conectando-se ao BluMix. Ambas as empresas estão visando ao lucro com a adoção em massa dos aparelhos de IoT, envolvendo diversos dispositivos interligados com casas e empresas inteligentes.

As ferramentas do kit possuem uma placa com um microcontrolador Freescale K64F Kinetis, com núcleo de processamento ARM Cortex-M4 rodando a 120MHz, conexão Ethernet que liga a placa com o serviço em nuvem BluMix, da IBM, que age como um guia de utilização da placa. Também acompanha LCD com gráficos 128×32, 1MB de armazenamento, alto-falante, joystick “five-way”, sensor de temperatura, acelerômetro, potenciômetros e um PWM, linha de controle que faz modulação por largura de pulso e recebe os sinais digitais.

Ainda não há informações sobre preço e disponibilidade, mas o kit deve ser lançado ainda este ano.

Com informações de Canaltech