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8 mar, 2024

Apenas 11% das lideranças globais em tecnologia são mulheres, mas essas 9 c-levels estão mudando o jogo!

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Apenas 11% das lideranças globais de tecnologia são mulheres, com a América Latina sendo um pouco mais igualitária, com 16% de lideranças femininas. Enquanto a demanda por profissionais de TI ampliou a presença feminina no setor nos últimos anos, as mulheres enfrentam o desafio adicional das demissões, possuindo 65% mais chances de perder seus empregos do que os homens neste setor. Este cenário é ainda mais preocupante considerando que as mulheres compõem menos de um terço da força de trabalho tech.

Para Mayara Oliveira, head de front-end da Alura, a adaptação ao trabalho remoto e híbrido durante a pandemia proporcionou às mulheres maior flexibilidade para equilibrar responsabilidades pessoais e profissionais. “A tecnologia se beneficia da diversidade de perspectivas, fundamentais para a inovação e para solucionar desafios humanos. Mas, afinal, quem está por trás das inovações tecnológicas? Para enfrentar os desafios de uma sociedade diversificada, é crucial a inclusão de uma gama igualmente diversa de talentos, especialmente mulheres e suas interseccionalidades”, destaca.

Mulheres na tecnologia

Diante deste panorama, algumas executivas estão quebrando barreiras e moldando o futuro da alta gestão tech, é o caso dessas 9 c-levels:

Palomma Contatore, diretora de Pessoas e Cultura (CHRO) da Alura

Com mais de 20 anos de experiência em RH e passagens por empresas multinacionais como Warner Bros. Discovery, Accenture, IBM e Whirlpool, Contatore se destaca por sua bagagem generalista com foco em DHO, com ampla experiência em Gestão de Talentos, Business Partnering, Desenvolvimento de Liderança, Desenho Organizacional, Gestão da Mudança e Diversidade e Inclusão (DEI). Tudo isso, aplicada a um currículo marcado por startups e grandes nomes do mercado tech.

“A influência positiva da minha mãe me ensinou que eu poderia ser o que eu quisesse, mas a jornada teve seus percalços e demorei bastante tempo para acreditar que poderia  ocupar uma posição de C-Level. Assim como outras mulheres, enfrentei momentos em que meu crédito foi questionado, não conseguia espaço para falar em reuniões cheias de homens, e a autocobrança e a síndrome da impostora fizeram com que, em alguns momentos, não me sentisse capaz. No entanto, tomar consciência dos vieses de gênero, entender melhor as regras do ambiente corporativo  e compartilhar desafios com outras mulheres me ajudou a confiar mais em mim e a identificar os obstáculos que muitas de nós enfrentamos. Hoje, por meio da minha posição, meu objetivo é ser esse elo entre as mulheres e o mercado de tecnologia: incentivando  contratações afirmativas, disseminando uma cultura de diversidade e inclusão, criando práticas e ações que ajudem mulheres a se desenvolverem e alcançarem posições cada vez mais altas e servirem de exemplo para novas gerações que estão por vir”, pontua.

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Tavane Gurdos, diretora geral B2B (CRO) da Alura

Com ampla experiência em posições de liderança na indústria digital, e de tecnologia no Brasil e América Latina, Tavane Gurdos possui mais de 20 anos no mercado e já ocupou posições de destaque em empresas como Meta, Uber, Microsoft e OLX Brasil.

“Sempre tive referências incríveis de mulheres inspiradoras durante toda minha trajetória, seja dentro de casa ou no mercado de trabalho.  Não é um percurso fácil, e por isso é tão importante termos a consciência da nossa responsabilidade, de cultivar esse olhar atento à diversidade e inclusão É necessário sermos agentes de mudança e criarmos oportunidades para que todos tenham seu espaço”, explica.

Raquel Trindade, Chief Business Officer (CBO) da Clicksign 

Possui mais de 25 anos de experiência em sua trajetória profissional. Responsável por apoiar o desenvolvimento da marca como um todo, a executiva anteriormente liderou projetos de vendas e marketing para diferentes players do mercado. Trindade conta com experiência de sobra para impulsionar os negócios e desafiar o “status quo”, ajudando empresas e empreendedores a pensar de forma diferente sobre desenvolvimento de negócios e liderança. Além disso, é apaixonada pelo comportamento humano e por proporcionar a melhor experiência aos clientes.

“Apesar do crescimento da participação de mulheres no setor de tecnologia nos últimos 5 anos – de acordo com o CAGED, a presença de homens ainda é majoritária, com gaps ainda maiores no caso de cargos c-levels. Portanto, a oportunidade da ampliação da diversidade de gênero neste setor é grande. Por outro lado, temos iniciativas fantásticas que atuam para mudar este cenário. Mulheres que têm atuado na inclusão da tecnologia na educação, empresas representativas com mulheres em seu comando na LATAM e Brasil, e estes movimentos ajudam a impulsionar a participação de outras mulheres, obtendo vários benefícios, entre eles, a ampliação da visão e diferentes perspectivas na criação de novas soluções. Temos que promover iniciativas como estas para que possamos ter em um futuro próximo com menos discriminação, preconceito e diferenças salariais presenciadas por mulheres no segmento de tecnologia”, comenta.

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Aline Fróes, Chief Marketing Officer (CMO) da Sofya

A executiva figura entre as principais lideranças do país que abraçam a tecnologia como uma ferramenta de transformação social. Originária da educação pública no Rio de Janeiro, ela trilhou seu caminho até uma pós-graduação em Stanford, uma das universidades mais renomadas globalmente. Em 2016, fundou o Instituto Precisa Ser, uma organização sem fins lucrativos voltada para tecnologias digitais e sociais. No ano seguinte, desempenhou um papel fundamental na criação do Vai na Web, um movimento que alia alta tecnologia e impacto social, visando ampliar as capacidades humanas e requalificar a força de trabalho para enfrentar os desafios da Indústria 4.0. Em 2023, co-fundou e assumiu a posição de CMO na Sofya, uma solução inovadora que integra uma plataforma de voz e inteligência artificial. A tecnologia tem proporcionado uma redução de mais de 40% no tempo dedicado pelos profissionais de saúde ao preenchimento de formulários assistenciais.

Formada em Línguas pela UERJ e com especializações em Stanford, a executiva também atua como advisor da Fundação Getúlio Vargas. “Acredito na influência positiva de conexões sólidas. Para mim, as organizações e suas atividades representam a base de algo mais significativo do que meros números ou propostas de serviços. Trata-se de compartilhar experiências transformadoras que têm um impacto positivo, difundem valores humanos e edificam empreendimentos duradouros. Enxergo pessoas e tecnologias não apenas como são, mas também como podem se tornar, visualizando o todo. Para mim, sentimentos como amor, respeito, energia, diversão e cuidado ocupam o mesmo patamar que conceitos como inovação, estratégia, lucro e resultados”, afirma a empreendedora.

Taeli Klaumann, Chief Financial Officer (CFO) da Conta Simples

A CFO da fintech Conta Simples acumula mais de 15 anos de experiência profissional. Formada em Administração Internacional de Negócios pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), possui um histórico diversificado, tendo trabalhado em grandes empresas e indústrias, como Danone, Delta Airlines e Syngenta. Sua entrada no ecossistema de tecnologia ocorreu em 2020, na Docket Brasil.

Taeli é uma das 1.500 mulheres que ocupam o cargo de CFO em todo o país e é membro da W-CFO Brazil, uma organização composta por mulheres CFOs e C-levels, cujo objetivo é fomentar o diálogo sobre finanças e economia em um ambiente seguro. Recentemente, a executiva esteve à frente de todo o processo de uma das rodadas de investimento mais importantes da Conta Simples, uma captação Series B de US$41,5 milhões de dólares, o equivalente a mais de R$200 milhões, marcando a primeira grande captação da América Latina em 2024.

“Como CFO, encontrei na tecnologia não apenas um campo desafiador, mas também um espaço de infinitas possibilidades para impulsionar o crescimento e a inovação. Minha jornada na Conta Simples tem sido marcada por desafios constantes, mas também por uma incrível sensação de realização ao ver o impacto positivo que podemos gerar por meio da tecnologia”, comenta.

Marcela Quint, Chief Executive Officer (CEO) da Aurum

Apaixonada pela área de tecnologia e com bastante bagagem na sua trajetória, a executiva ingressou na Aurum em 2011 como freelancer, contribuindo com a idealização do Astrea, software jurídico da Aurum para advogados autônomos, pequenos e médios escritórios. Rapidamente, Marcela assumiu o cargo de Designer de Produto. Em 2016, passou a ser Gerente de Marketing e em 2018, foi promovida a Diretora de Marketing e, então, se tornou sócia da empresa. Há quase 2 anos, exerce a função de CEO. Formada em design gráfico pela Universidade do Estado de Santa Catarina, passou por empresas como Dígitro Tecnologia, Vieira Ishikawa Software e Fundação CERTI.

“Ao longo da minha carreira, tive a oportunidade de aprender e crescer muito. Participei de cursos como Growth Series da Reforge em São Francisco (EUA) e uma pós-graduação em Gestão Emocional nas Organizações na Faculdade Israelita Albert Einstein”, conta. Hoje, a Aurum é reconhecida como Great Place to Work por 8 vezes consecutivas, com quase 200 funcionários, 17.000 clientes e mais de 100.000 pessoas utilizando os seus produtos. “Por meio da tecnologia inteligente, estamos construindo um mundo onde a gestão jurídica se torna mais fácil, permitindo que os advogados direcionem sua atenção ao que é essencial. Isso resulta em serviços de maior qualidade e uma vida mais leve”.

“Eu acredito que só o fato da gente ter uma mulher na posição de CEO, metade da diretoria e das lideranças da Aurum serem mulheres, já gera uma identificação muito grande. O nosso trabalho tem um forte impacto na vida das advogadas e toda a nossa equipe é essencial nesse processo.

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Cynthia Pereira, Diretora de R&D da NotCo

Com mais de 10 anos de experiência na área, a executiva é formada em Engenharia de Alimentos pela Unicamp, lidera a área de pesquisa e desenvolvimentos da NotCo no Brasil e possui uma trajetória profissional na indústria de produção de alimentos com projetos em multinacionais como Unilever e Danone no Brasil, América do Norte e América Latina

“Na pesquisa e desenvolvimento, lidamos diariamente com desafios e uma dinâmica em constante evolução. Cada dia nos apresenta novos testes de ingredientes e a exploração de funcionalidades e reações inovadoras, proporcionando uma experiência única. Mesmo nos momentos de equívocos, transformamos as lições aprendidas em oportunidades de aprimoramento. Na NotCo, onde atuo como diretora da área, a inovação é uma constante. Nossa jornada nesse setor é marcada por desafios que se transformam em oportunidades de crescimento. A rotina de experimentação constante com novos ingredientes e a busca por funcionalidades inovadoras refletem o compromisso da NotCo com a excelência”, comenta a executiva.

Thalita Gelenske, founder e CEO da Blend Edu

Com mais de 11 anos de experiência na área de gestão da diversidade e cultura organizacional, sendo referência nas temáticas de gestão estratégica de pessoas e gestão de projetos sociais, a CEO da Blend Edu, principal HRtech e ESGtech especializada em diversidade e inclusão do Brasil, como qualquer mulher que decide empreender, precisou enfrentar desafios, principalmente por ser lésbica. “Como mulher lésbica, entendo que existem barreiras a serem superadas no mercado de trabalho. Empreender não é uma tarefa fácil, mas os obstáculos só aumentam quando somos mulheres ou pertencentes a outros grupos historicamente discriminados”, diz.

Ainda segundo Gelenske, a falta de segurança psicológica e inclusão do mercado a motivou a empreender a favor da diversidade, e hoje, o que era um propósito único, tornou-se algo coletivo. “Hoje, a Blend Edu atinge milhões de pessoas, mais de 100 empresas já passaram por aqui e mais de 40 mil pessoas já foram impactadas com esse objetivo”, afirma.

Silvana Torres, presidente e fundadora da Mark Up

Uma das principais referências em live marketing no Brasil. Ela também é a criadora da metodologia proprietária chamada Construtoria Estratégica, que combina estratégias baseadas em dados de consultoria com execuções criativas e assertivas de uma agência. A Construtoria Estratégica visa aliar o melhor dos dois mundos, proporcionando resultados eficazes para os clientes.Silvana compreende que ferramentas tecnológicas desempenham um papel crucial no universo do marketing.

“Elas não apenas impõem desafios, mas também abrem portas para novas possibilidades. Essas ferramentas garantem a consistência e conexão da identidade de uma empresa por meio de diferentes pontos de contato, encurtando as distâncias entre os ambientes online e offline. O resultado? Experiências de relacionamento e compra extraordinárias e disruptivas, além da capacidade de adaptação a novas linguagens e uma profunda ligação com as verdades humana”, afirma.