Android

12 fev, 2019

Android Game SDK: parceria Google e Unity pela eficiência no desenvolvimento de jogos

Publicidade

No mês passado a Google concretizou uma parceria com a Unity, em um projeto dedicado, chamado “Android Game SDK“, com o objetivo de melhorar a eficiência no desenvolvimento de jogos.

O Android é o sistema operacional mais popular do mundo, então, não é surpresa que muitos desenvolvedores de jogos querem colocar seus projetos nos radares dessa comunidade gigante, e a Google está mais do que feliz em buscar novas maneiras de investir no desenvolvimento de jogos para sua plataforma.

O projeto é baseado no Android NDK e implementa a API de gráficos Vulkan, que promete diminuir as despesas e aumentar a performance.

Atualmente, o que está ao alcance do público é limitado. A biblioteca, Swappy, usa o Vulkan e oferece um controle granular sobre coisas como o intervalo de troca.

Há um foco bastante claro em melhorar a performance 3D do Unity no Android. Um commit encontrado pelo 9to5Google mostra que a gigante norte-americana pretende que a saída da amostra seja incluída na “árvore de fontes da Unity”. A publicação observa que uma colaboração entre a Google e a Unity provavelmente se deve ao fato de que a Unity 3D possui, em sua maioria, código fechado.

As duas empresas têm um histórico de colaborarem entre si. Lá em 2016, o CEO da Unity, John Riccitiello subiu ao palco do Google I/O para ajudar a demonstrar o óculos de realidade virtual da Google, o Daydream VR.

Com algumas fabricantes lançando dispositivos Android voltados especificamente para jogos – com telas de 120hz, baterias maiores e áudio de alta performance, fica claro que a Google quer garantir que o desenvolvimento de jogos na plataforma continue a crescer.