A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) apresentou ontem o aplicativo “Anatel Serviço Móvel”, que fornece informações sobre a quantidade de células e a qualidade de sinal de voz e dados das operadoras de determinada região.
Disponível para Android e, em breve, iOS, o app é a primeira tentativa da Anatel de se aproximar mais dos consumidores finais dos serviços de telecomunicações. De acordo com o órgão regulador, o serviço será uma “prova de conceito” e, se der certo, a expectativa é de que outros serviços sejam lançados no futuro.
“A ideia é incrementar o relacionamento da Anatel com os consumidores de serviços de telecomunicação”, afirmou o presidente da Anatel, João Batista de Rezende.
O app faz uso de dados que hoje já são coletados pela agência mensalmente, mas que até agora não eram disponibilizados para o consumidor final de maneira amigável, como o aplicativo pretende fazer.
Ao entrar no aplicativo, há três indicativos diferentes. O primeiro mostra quais as operadoras presentes no município no qual o usuário está localizado, assim como a quantidade de torres 2G, 3G e 4G que possuem.
Também é possível receber informações sobre a qualidade de sinal de voz e dados de cada uma das operadoras. Por meio de barras coloridas, o app mostra a quantidade de ligações e acessos de dados bem sucedidos ou mal sucedidos por operadora por região. A Anatel atualizará os dados mensalmente de acordo com o desempenho das operadoras.
Além disso, o usuário pode selecionar cada uma das empresas separadamente, o que abrirá um mapa dos arredores mostrando a localização das células da operadora.
Com informações de Canaltech