NOTÍCIA

63% das empresas acreditam não ser possível evitar roubo de dados

Nova pesquisa do Instituto Ponemon indica grandes lacunas em segurança, falta de informação e baixa visibilidade de ataques.

A Websense divulgou o primeiro relatório da pesquisa realizada pelo Instituto Ponemon, “Expondo as Lacunas da Cibersegurança: Uma Perspectiva Global”, que revelou um déficit em sistemas de segurança corporativos, uma desconexão em como dados confidenciais são avaliados e visibilidade limitada das atividades de hackers.

De acordo com o estudo, 57% dos entrevistados acreditam que suas organizações não estão protegidas contra ataques virtuais avançados (Brasil: 65%); e 63% acreditam que não seria possível evitar a perda de informações confidenciais (Brasil: 59%).

Além disso 69% acreditam que as ameaças virtuais conseguem encontrar lacunas em seus atuais sistemas de segurança. 44% das companhias afirmaram terem sofrido um ou mais ataques cibernéticos de grande efeito, infiltrados nas redes ou sistemas das empresas, nos últimos 12 meses – no Brasil, esse índice foi de 59%. Segundo o estudo, 59% das empresas não possuem informações suficientes ou não têm certeza sobre tentativas de ataque e seus impactos (Brasil: 75%), e 51% responderam que suas soluções de segurança não oferecem informações sobre como o ataque foi gerado (Brasil: 69%).

Para os entrevistados, existe uma lacuna entre a percepção do roubo de dados e a realidade – especificamente em relação à possível perda de receitas em seus negócios. 80% dos entrevistados disseram que os líderes de suas empresas não acreditam que a perda de dados confidenciais poderia causar uma perda potencial de receita – no Brasil, 69%.

Entretanto, pesquisas recentes do Instituto Ponemon mostraram que as violações de dados têm grandes consequências financeiras para as empresas. O custo médio por registro perdido ou roubado depois de um ataque é de US$ 188, e o custo médio de uma violação aos dados corporativos é de US$ 5,4 milhões.

O levantamento também apontou que 48% dos participantes disseram que a alta administração de suas companhias não possui um conhecimento adequado sobre as questões de segurança (Brasil: 55%). No entanto, a Websense acredita que a conscientização sobre questões de segurança cibernética aumentou ao longo dos últimos anos.

Menos da metade dos entrevistados (41%) disseram que possuem um bom entendimento sobre as possíveis ameaças às suas companhias, e apenas 37% deles conseguiram afirmar com certeza que sua organização perdeu informações sensíveis ou confidenciais como resultado de um ataque virtual – no Brasil, esse índice foi de 23%. 35% dos que perderam informações sensíveis ou confidenciais não sabem exatamente quais dados foram roubados (Brasil: 63%).

A pesquisa reuniu informações de praticamente 5 mil profissionais de segurança de TI, com uma média de dez anos de experiência, de 15 países: Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Hong Kong, Índia, Itália, México, Holanda, Cingapura, Suécia, Reino Unido e Estados Unidos.

Matérias especiais e reportagens conduzidas internamente pela Redação iMasters. Acompanhe no Twitter @imasters e no Instagram/Threads @portalimasters

Ver perfil