Android

24 ago, 2018

Simplificando a experiência do desenvolvedor para jogos instantâneos

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Artigo de Vlad Zavidovych, publicado originalmente pelo Android Developers Blog. A tradução foi feita pela Redação iMasters com autorização.

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O Google Play Instant permite que as pessoas experimentem seu jogo ou aplicativo nativamente, sem ter que passar por um processo de instalação completo. Remover o atrito da instalação é uma ótima maneira de aumentar o engajamento, as conversões e o valor vitalício de seus usuários.

Hoje, facilitamos a criação de jogos e aplicativos instantâneos removendo a exigência de URL. Anteriormente, para publicar um jogo instantâneo, você precisava criar um destino da Web para ele. O site também tinha que estar conectado ao jogo instantâneo através de filtros de intenção e verificação de links de ativos digitais.

Agora, não é mais necessário adicionar filtros de intenção baseados em URL ao seu jogo instantâneo. As pessoas poderão acessar a experiência instantânea por meio de um botão “Experimentar agora” nos apps da Play Store ou do Play Games, por meio da API do link direto e, futuramente, por meio dos anúncios do aplicativo.

Embora seja particularmente útil para jogos que geralmente não têm um site correspondente, a nova funcionalidade sem URL está disponível tanto para desenvolvedores de jogos quanto de aplicativos.

Como desenvolver e publicar um jogo instantâneo sem adicionar suporte a URL

Os desenvolvedores de jogos que usam o Unity ou o Cocos Creator mais recente, podem aproveitar os jogos instantâneos sem URL, simplesmente deixando os campos de URL em branco no processo de configuração.

No entanto, se você tiver seu próprio mecanismo de jogo ou tiver construído seu jogo do zero em C++, verifique o AndroidManifest para certificar-se de que ele tenha a seguinte declaração de filtro de intenção:

<intent-filter>
   <action android:name="android.intent.action.MAIN" />
   <category android:name="android.intent.category.LAUNCHER" />
</intent-filter>

A partir do Android Studio 3.2, você pode criar um novo jogo instantâneo ou converter seu jogo existente sem associar uma URL a ele. Na verdade, este é agora o comportamento padrão. Aqui está uma execução do processo:

  • Primeiro verifique se você está executando o Android Studio 3.2 ou mais recente, atualizando-o ou baixando-o aqui. Certifique-se de instalar o SDK do Instant Apps Development 1.3.0 ou superior no Android SDK Manager.
  • Em seguida, faça o download de um aplicativo instantâneo de amostra do GitHub. No Android Studio, clique em Arquivo → Novo → Importar projeto, e importe a amostra “sem URL” baixada.
  • Por último, após terminar as tarefas gradle, clique no botão verde “Executar” com a configuração “instantapp”.

Você deve ver um jogo instantâneo no seu dispositivo conectado. O tempo de execução instantâneo encontrou e lançou a atividade de ponto de entrada no seu jogo com o filtro de intenção ACTION_MAIN e CATEGORY_LAUNCHER.

Quando estiver pronto para publicar amostra de jogo instantâneo:

  • Dê ao seu jogo de amostra um único applicationId no arquivo app/build.gradle, substituindo o applicationId existente – não queremos aplicativos diferentes com o mesmo id.
  • Gere APKs assinados tanto para a versão instável quanto para a instantânea do nosso jogo de amostra.
    • No Android Studio, Construir → Gerar Bundle Assinado / APK.
    • Escolha o APK tanto para os módulos “app” quanto para os “instantapp”.
  • No Play Console, crie um novo aplicativo, faça o upload do APK na guia “App Releases” e, em seguida, faça o upload de “instantapp-release.zip” na guia “Android Instant Apps”.
    • O aplicativo instalável deve ser lançado antes do instante um.
  • O processo de lançamento pode ser familiar para a maioria dos desenvolvedores do Android, mas aqui está um guia passo-a-passo para o caso de você encontrar algum problema.

Depois de publicar seu jogo instantâneo, as pessoas podem acessá-lo por meio do botão “Experimentar agora” na Play Store em até 24 horas. Você também pode enviar tráfego para seu jogo instantâneo usando a API do link direto:

market://details?id=MY.PACKAGE.NAME&launch=true&referrer=myreferrer

MY.PACKAGE.NAME refere-se a applicationId que você substituiu no arquivo app/build.gradle.

O que vem por aí?

Com o lançamento do Android App Bundle, temos o prazer de simplificar ainda mais a experiência do desenvolvedor no Google Play Instant. Nos próximos meses, estamos possibilitando a entrega instantânea dos recursos dinâmicos do seu aplicativo ou jogo do mesmo pacote que o aplicativo ou jogo instalável. Fique ligado!

Confira mais informações no Google Play Instant, ou sinta-se à vontade para fazer uma pergunta no Stack Overflow ou relatar um problema ao nosso rastreador público.

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Este artigo é do Android Developers Blog. Ele foi escrito por Vlad Zavidovych. A tradução foi feita pela Redação iMasters com autorização. Você pode acessar o original em: https://android-developers.googleblog.com/2018/08/streamlining-developer-experience-for.html