Marketing Digital

11 out, 2011

Vamos fazer uma pesquisa de boas práticas?

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A web muda todo dia, cresce, altera, inova. Com todo o ritmo
alucinado, como saber se o que fazemos é bom, ruim ou o melhor? E para
complicar, o que podemos fazer para garantir estar entre os melhores?
Por mais absurdo que pareça, minha resposta é sempre a mesma: não sei.
Se falasse estaria usando a ciência do achismo. Se quiser saber, para
não ter dúvidas, vamos pesquisar.

Você pode não ter a mínima ideia do que uma ação tipicamente da
qualidade está fazendo por aqui, mas acredite, uma pesquisa de boas
práticas ou benchmark é, sem dúvida, uma das ações mais importantes para
quem quer fazer projetos competitivos para grandes players da web.

Então vamos iniciar pelo início. O que é afinal uma pesquisa de boas práticas?

Conhecendo a pesquisa de boas práticas

O objetivo de uma pesquisa de boas práticas sempre é saber quais são
as ações ou práticas mais interessantes realizadas por um grupo
definido. Sejam concorrentes, amigos ou referências, falando em web, uma
pesquisa de boas práticas serve para saber quem são os caras mais
bacanas e o que eles estão fazendo de melhor. Resumindo, se você quer
ser um dos melhores, saiba quem são eles, o que fazem e compare para ser
o melhor

Etapas de uma pesquisa

1. Quem são o meu mercado e concorrentes?

Toda e
qualquer pesquisa inicia por definir o campo de pesquisa. Ou seja,
queremos ser os melhores, então quem são os melhores?

Vamos iniciar primeiro conhecendo o mercado e o nosso produto, quem
são os concorrentes mais relevantes e quem, dentre eles, são referências
para o que gostaríamos de fazer.

Certo? Conseguiu listar uns 5 realmente bons? Vamos apimentar isso…

2. Que tal adicionar algumas referências?

Conhecendo
o mercado e os concorrentes, nosso segundo passo é melhorar nossa lista
pesquisando quem no Brasil e no mundo, relacionado ao seu negócio,
realmente faz ações exemplares e que você adoraria estar fazendo. E nada
de limitar seu pensamento, você pode se surpreender com o que uma
empresa de serviço em Dubai ou uma indústria da Coreia do Sul podem
fazer. No final, uma lista de 10 empresas realmente bacanas é o que você
precisa.

3. Vamos listar o que é realmente o melhor?

Após
identificar o que vamos pesquisar, listando o creme de la creme global,
agora vamos ao paciente trabalho de navegar, comparar e pesquisar. Sem
atalhos ou pulando etapas, liste o que realmente é WOW em cada projeto.
Se conseguir 5 ações legais de cada um vai ser ótimo. Pesquise, pesquise
e pesquise. Tudo anotado e se você fez o tema de casa, devemos ter mais
de 50 ações, ideias, estratégias e práticas dos melhores.

4. E agora, vamos organizar essa bagunça?

Imaginando
que você tenha uma lista de 50 ações super bacanas, agora o segredo é
organizar. Quer saber como? É muito simples. De tudo que você pesquisou,
tente agrupar as ações em 3 tipos: criar desejo ou divulgação, ações de
experiência e ainda relacionamento. Vou explicar melhor:

  • Criar desejo: desejo são todas as ações que levam o
    cliente para um ambiente de interação, como por exemplo, divulgação da
    empresa no Google, realização de uma campanha de banners, anúncios, até
    mesmo documentos em outros sites.
  • Experiência: experiência é tudo que é oferecido
    para o cliente, aquilo que ele visualiza, onde o cliente interage com a
    marca, como um site ou um blog.
  • Relacionamento: também se tem o relacionamento,
    que nada mais é do que ações realizadas para esses clientes que a
    empresa divulgou, que interagiram e, depois da experiência, tiveram um
    contato, um canal, que se mantém e é continuado.

Organizando claramente o que é desejo (divulgação), experiência (o
que é oferecido para o cliente pra ele interagir com a marca), e
relacionamento (como a empresa se relaciona e interage com o cliente),
você tem que ter 10 ações para cada um dos itens. Nem menos e nem mais.
Na dúvida corte, ajuste, pesquise. A intenção é ter mesmo 30 práticas
dos melhores, para a sua empresa. Simplesmente o melhor, combinado?


5. Como utilizo isso tudo?

Por fim, para fechar sua
pesquisa anual (sim, você vai acabar exigindo isso a cada ano) o
trabalho passa a ser documentar essa lista de ações, com os links de
exemplo e colocar sua agência a trabalhar.

Resumindo, organize as ações do ano, defina as etapas, prioridades e
jogue como base para o seu planejamento anual. E em caso de não ter um,
sem desculpas, você já tem mais um bom motivo para fazer o seu.

Para concluir, em uma simples pesquisa você conheceu mais do seu
mercado, como estão os concorrentes, selecionou quem são suas 10
referências (os melhores do mundo), detalhou para o que cada um faz,
aproveitou para organizar em 10 ações de divulgação, as 10 melhores de
experiência, e as 10 de relacionamento, e ainda saiu com a base do que
deve fazer no ano…

Agora até ficou simples entender a diferença entre o “acho que é
bacana” para o “estar entre os melhores do mundo”. E se tiver dúvida,
pode falar o temido não sei, mas vou pesquisar como os melhores fazem.

Aguardo seu comentário e uma boa semana a todos.