Marketing Digital

12 jul, 2012

Vamos divulgar esse seu Facebook?

Publicidade

Pronto! Isso mesmo, pode contar para todo mundo. A sua fanpage foi criada, o conceito é bacana, conteúdo é cool, super referências… O primeiro passo foi feito, mas e agora? Quantas pessoas curtem tudo isso? Quantos fãs você já tem? O que você faz? Como divulga?

Vamos falar de números… Sendo direto, se menos de cinco mil pessoas curtiram a sua página, o que você tem é um perfil, não uma fanpage. Acima de dez mil, temos uma fan page. Mais de 50 mil, agora você pode realmente dizer que tem um canal para relacionamento, gerar valor e ações de social commerce e converter vendas. A pergunta é: como fazer? 

Se você tem verba para investir

Se tem, a resposta é simples: anúncios pagos. Pode deixar todo o resto para segundo plano. Anuncie, anuncie e anuncie. Use banners, divulgue textos bacanas, rede de influência e tudo mais que você preferir. A dica é usar o CPC (custo por click), jogue sua verba e faça tudo CRESCER. Simples assim…

E se você não tem verba?

Entenda como “não ter verba” tudo que for menos do que R$ 5 mil para investir na rede. Para isso, anote essas cinco dicas práticas do que você pode e deve fazer para que a rede ande:

  1. Primeiro, saiba usar o seu site. Nada de limitar em ícone e link. Estou falando de gadget de conteúdo e o link do curtir com total de seguidores em todas as páginas. Se possível, na home, com destaque para o mais interessante (e notícias não são interessante). Pense em citar presentes, lançamento ou clube de descontos. Seja claro, crie desejo no link, faça o site ser um gerador de fãs;
  2. Você tem outras redes sociais? Então use. Crie uma frequência de posts, assuntos e enquetes para linkar seu público aos posts do Facebook e gerar fãs. Pode ser via Twitter, Pinterest, blog, Youtube ou Linkedin. Pense em usar o conteúdo da página como forma relevante de divulgaçãor;
  3. Outro passo é usar o coletivo. Por exemplo, incluir seu link em grupos e relacionar conteúdo em fóruns é bacana, mas usar blogs ou outras fanpages é bem melhor. Faça o seguinte, com um pouquinho de investimento, selecione um produto ou conteúdo bacana e invista para gerar buzz;
  4. Você tem equipe? Isso mesmo, equipe, pessoas, funcionários ou time? Você tem? E o que você faz para eles ajudarem a sua marca? Eles acessam a sua página, compartilham e marcam curtir, curtir e curtir? Não? Mas o que você está fazendo para incentivar isso? Rola um prêmio mensal? Um bônus por fãs ou mesmo uma festa para comemorar os 100 mil fãs? Eu conheço muitas, mas muitas grandes empresas que tem mais funcionários do que fãs. Isso sim é um #totalfail;
  5. Por fim, anúncios pontuais e realmente efetivos. Você criou uma promo, um super desconto ou concurso, essa é a hora de investir um pouquinho para gerar buzz e fazer esse conteúdo bacana multiplicar. Se você não tem muitos tiros, saiba quando realmente atirar.

Pronto! Agora sem mais desculpa. Você tem página + fãs. 

E eu fico aqui aguardando seu comentário e um #consegui depois dos seus dez mil fãs…