Marketing Digital

20 nov, 2007

Usando SMS como estratégia de marketing digital

Publicidade

Hoje em dia não podemos deixar de pensar no uso de dispositivos móveis como estratégia de marketing digital. Uma das formas que já vem se popularizando é o uso de SMS como ação de marketing digital.

SMS (Short Message Service) é o nome dado ao serviço de mensagens curtas (limite de até 160 caracteres) para telefones celulares. A maioria absoluta dos aparelhos celulares possui esse serviço e só para se ter uma idéia, em 2004 foram enviados 540.000.000.000 de SMS no mundo e olha que estamos falando de três anos atrás. Imagine agora?

Ainda em 2004, o número de celulares habilitados era de aproximadamente 47 milhões de aparelhos, em 2006 esse número cresceu para 94 milhões. Ou seja, em dois anos o número de aparelhos habilitados dobrou no nosso país.

Como funciona?

Na maioria das campanhas, ou melhor, nas campanhas grandes ou onde é preciso globalizar o número para envio da mensagem, você trabalha com um Short Number, também conhecido com Short Code ou Large Accounts. Esses números em geral possuem cinco algarismos que substituem os números normais do celular (de 10 ou 11 algarismo). Algumas empresas integradoras de solução, normalmente usam o termo LA para o Short Number que seria a abreviação do Large Account. A vantagem do Short Number é que você usa um único número para todas as operadoras, ou seja, você pode fazer campanhas com a Claro, Tim, Oi, Vivo, Nextel e outras usando um único número.

Tipos de campanha

Basicamente podemos elaborar campanhas do tipo push e do tipo pull.

Campanhas do tipo Push

Começa com uma base de números opt-in. É enviada uma mensagem aos opt-ins da base solicitando a participação em uma promoção ou cadastro.

Campanhas do tipo Pull

Utiliza outras mídias ou embalagens de produtos para fazer o primeiro contato com o target da campanha. O BBB é um case bem clássico de campanhas do tipo pull. A chamada a interação do usuário para o uso do SMS é através da TV ou do site do programa.

Premissas importantes para implementar ações de SMS móbile.

Relevância

Procure se perguntar se o que está sendo oferecido por SMS é relevante ao seu cliente. Existe um mal hábito de alocar verbas de campanha em projetos inovadores só por serem inovadores e normalmente os profissionais de planejamento esquecem de responder a essa pergunta: É relevante para o cliente do meu cliente?

Imagine que eu receba um SMS com divulgação de uma jantar romântico no dia dos namorados em São Paulo. Agora imagine que eu seja carioca e que não tenha namorada, essa mensagem foi relevante? Acho que não, certo?

Permissão

É altamente recomendado que você só trabalhe ações de SMS usando uma base de dados opt-in, ou seja, pessoas que fizeram seus cadastro e que aceitaram receber mensagens de texto promocionais por celular. O e-mail marketing hoje já tem uma imagem ruim construída por muitas empresas praticarem spam (e-mails não solicitados).

A MMA Mobile Marketing Association possui normas de conduta e privacidade rígidas para campanhas de móbile marketing.

Segmentação

Não esqueça que celular é um aparelho altamente pessoal. O ideal é trabalharmos campanhas altamente segmentadas para atingirmos os melhores resultados possíveis. Um boa dica para atuar desenvolvendo uma campanha segmentada seria a montagem de clusters ou tribos digitais.

Personalização

Trate seu cliente como uma pessoa e não como um número, Chame-o pelo nome. Ao enviar uma mensagem de texto personalizada você mostra que está atento ao perfil de seu cliente.

Síntese

A limitação em 160 caracteres tem duas faces: Ao mesmo tempo em que a mensagem de SMS é curta, você precisa ser direto e objetivo na sua comunicação.

Colocando o SMS no plano de mídia:

Não esqueça de verificar toda a parte técnica de envio de mensagens com a empresa que pretende contratar para fazer esse serviço, pois no seu plano de mídia, você terá um cronograma que precisa ser cumprido e sendo assim, a campanha precisa ser disparada e mensurada para que você possa montar um histórico e apresentar ao cliente.

De preferência procure uma agência especializada em ações de mobile marketing, pois se eles atuam somente nesse nicho, provavelmente são especialistas nesse assunto. Não esqueça de verificar quantos trabalhos com SMS já foram feitos por essa agência e os retornos obtidos. Ou seja, não esqueça de pedir um portfólio com projetos usando o SMS dentro do plano de mídia ou nas estratégias de plano de marketing.

Não substitua o uso de SMS por tudo que vinha fazendo em marketing digital. Apenas acrescente essa ação em seu plano de marketing. As pessoas usam o celular hoje apenas como um telefone e não vai ser da noite para o dia que vão entender que o celular pode ser usado para compras, pagamentos, e-mail e até mesmo assistir TV.

Pense nisso e coloque SMS no seu plano de mídia se realmente existir a possibilidade de retorno para o seu cliente.

Abraços!