Marketing Digital

23 mar, 2011

Toda mídia digital tem que ir onde o povo está!

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inicio este texto pedindo licença ao ícone da MPB, Milton Nascimento,
para usar um trecho da famosa música de sua
autoria em parceria com Fernando Brant, trocando uma palavra da letra.

Estava
voltando de uma viagem que fiz esta semana quando tocou a música “Nos
Bailes da Vida”, e algo me fez parar para prestar atenção bem naquela
parte que diz “todo artista tem de ir aonde o povo está”.

Aquela frase ficou martelando na minha cabeça a viagem inteira, quando tive a ideia de trocar apenas uma palavrinha. E foi daí que surgiu o título deste artigo. “Toda mídia digital tem que ir onde o povo está”.

Mas o que isso tudo tem a ver? Irei explicar…

Quando brifamos
a agência para a criação de um plano de mídia digital de uma campanha
ou ação, temos que pensar em diversas situações e fazer simulações. Mas
um ponto importante é formatar a estratégia como um todo, com o objetivo
de maximizar sua eficácia, pensando sempre como atingiremos o usuário
final.

A mídia digital tem suas particularidades e em nenhum momento pode ser comparada com a tradicional. Mas ainda nos deparamos com empresas e agências que se equivocam em não separar as duas mídias. É aí que começa toda a confusão!

Quando
esta confusão é colocada em prática, nem sempre o resultado é positivo, e
ainda corre-se o risco de “queimar o filme” deste nosso “e-cossistema”.

Através das diversas ferramentas digitais, versus a quantidade de usuários da web, ações digitais são potencializadas – para o bem, ou para o mal.

Recentemente a ferramenta Scup divulgou uma pesquisa informando o horário nobre do Twitter no Brasil. Qual o horário de pico que as pessoas mais twitavam? O resultado destacou dois períodos, um das 14h às 17h e o outro das 20h às 22h. O que achei mais interessante foi o debate que isso gerou.

Baseado nesta informação, irei fazer uma pergunta para você escolher uma das opções:

Em qual horário você atuaria, nos denominados horários de pico ou nos outros horários?

Não se atreva em responder de bate pronto! Pense um pouco…

Provavelmente
quem tem a mente focada na mídia tradicional diria “no horário de pico”, afinal, quer atingir o maior número possível de pessoas.

Só que no meio digital não é bem, e o pensamento deve ser diferente. Se você escolher a primeira opção, a timeline dos seus seguidores estará bombando. Assim, com muitos tweets, a atualização será mais constante e os seus posts terão menor visibilidade, concorda?

E agora?! Mais uma vez a estratégia será a peça chave para chegar a uma resposta.

Outro
exemplo interessante foi um anúncio interativo de um empreendimento
veiculado no principal jornal de Goiânia, onde uniram o off com o online.

A
intenção inicial era passar a sensação de ver o anúncio em movimento,
mas quando discutimos a estratégia resolvemos potencializar, inserindoum “Fale Conosco” online.

Dito e feito! Diversos contatos foram realizados através deste anúncio interativo. Um excelente resultado para uma ação de apenas um dia de duração no meio tradicional.

Poderia citar mais uma dezena de exemplos apenas para justificar o título deste artigo. Mas posso resumir todos os exemplos em apenas um conselho: é preciso sempre que trabalhar a estratégia onde o povo está!

Não tem a ver o título?!

Se for assim, assim será…

Abraços!