Venho acompanhando como as agências de publicidade e marketing estão se modificando e se estruturando para poder amparar seus clientes no ambiente online.
Recentemente estive em algumas das principais agências digitais do Brasil e gostei muito do que encontrei. Estrutura, organização, mão de obra qualificada e FOCO NO ONLINE!
Acredito que esses fatores são extremamente importantes para a sinergia da agência e do cliente. Aquelas que simplesmente “abrem um braço digital” para garantir uma fatia desse bolo estão fadadas ao insucesso, correm o risco de se queimar e de queimar o mercado.
Entendam que é uma visão de quem está do lado de lá do balcão!
Sabemos que toda ação online toma uma proporção e uma viralidade muito mais rápidas. A velocidade é diferente! Parece redundante o que disse agora, mas tem gente que ainda não enxerga dessa forma.
De uma forma simples e direta, toda ação online, seja um concurso cultural ou uma ação de presença digital, precisa ter algumas coisas que são importantes, como:
- Estratégia
- Plano de Mídia
- Parceria com o Offline
- Parceria com o Promocional
Sempre costumo fortalecer que a presença do offline e do promocional potencializam as ações digitais.E nunca se esqueça de que a somatória disso ainda precisa ser multiplicada pela velocidade! Ah, e a velocidade ao quadrado…ao cubo…
Estive palestrando em um importante evento que aconteceu sobre o mercado imobiliário e, na oportunidade, fui convidado para presidir também o painel sobre Plano de Mídia. Pelo fato de o tema ainda ser de pouco conhecimento da maioria, o painel se tornou um grande bate papo e troca de experiências! O Plano de Mídia Online é um quesito complexo e precisa ser elaborado por quem entenda muito do mercado no qual irá realizar a ação.
Mas foi muito interessante observar que a maioria está começando a entender e
a procurar profissionais para integrarem seu corpo de colaboradores com
o foco no online.
É uma visão muito mais global! Nosso país tem extensões continentais e com diversas particularidades e costumes. Não adianta achar que a mesma linguagem que utilizou para o público do sul servirá para o público do sudeste, pois até entre os próprios estados da mesma região existem grandes diferenças.
Isso serve também para os veículos, pois nem sempre o que bomba em SP vai ter um resultado similarmente excelente no DF, e nem a mesma linguagem de uma peça offline será a opção para uma online.
Um exemplo simples é do segmento imobiliário: em algumas regiões, usa-se a palavra “dormitório”, em outras, “quarto”. Um exemplo muito simples, não é? Mas se você trocar a forma que se utiliza…é perder a credibilidade com o usuário!
Se sua agência digital não está atenta a isso, você poderá investir em um plano de mídia online sem consistência e objetividade. As agências digitais precisam entender que seu papel nesse processo todo é de extrema importância. Elas precisam ter sempre em mente que, no mercado online, os indicadores ainda estão se fortalecendo, ganhando consistência, e é de pouco conhecimento por parte de quem contrata uma agência digital.
Proponham estratégias, planos de mídia, parcerias…
Mas sejam também “catequizadoras”!