Marketing Digital

4 jul, 2012

Sua empresa faz “o Social” ou Social Media?

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A batalha por fãs e interações em fanpages corporativas está tão acirrada, que ando me deparando com algumas “bizarrices” por aí. Humor inteligente, memes e piadinhas relacionadas ao ramo de atuação das empresas são compreensíveis, pois, afinal, o Facebook foi criado com o propósito de ser um canal de relacionamento. Porém, linguagem chula, palavrões e conteúdo de má qualidade que não agregam valor nenhum à marca, eu simplesmente não compreendo e, portanto, não recomendo.

Foi pensando nisso que eu e Diego Ivo, meu colega de trabalho, chegamos à seguinte questão: qual é a função de uma empresa nas redes sociais: fazer Social Media (focado no engajamento dos fãs com a marca) ou simplesmente fazer um social (aquela conversa com um colega na lanchonete)? Nós acreditamos no Facebook, no blog e no Twitter como importantes canais para a construção da imagem de uma marca, e por isso estou aqui para pontuar duas importantes questões estratégicas na hora de produzir e compartilhar conteúdo.

Seu conteúdo transmite sua personalidade

Lembre-se de que você tem uma imagem pública a construir, ou manter, e, portanto, todo cuidado é pouco quando se fala em produção de conteúdo. Muitas marcas têm compartilhado memes de humor encontrados em sites do segmento, como o 9gag.com e, com isso, angariado centenas de interações em suas postagens. Mas será que vale mesmo a pena associar a sua marca a uma grande piada?

Seu conteúdo tem que dizer quem você é. Imagine como seria sensacional se as pessoas, ao olharem rapidamente as postagens de seus amigos em suas timelines, reconhecessem  a sua empresa através de um conteúdo de qualidade. Ouso até a dizer que não há propaganda institucional que reforce tão bem o valor da marca!

Não apele por interações, conquiste-as

Sendo original e produzindo um bom conteúdo, as interações virão naturalmente e muito mais qualificadas. Assim, as pessoas que curtirem as suas postagens estarão realmente envolvidas com sua marca – se não forem seus clientes, irão se tornar leads; e se já forem, estarão se fidelizando.

Pense sobre o seu próprio comportamento no Facebook: quantas vezes você não deixa de curtir ou compartilhar uma postagem super interessante por estar sem tempo ou por estar no trabalho? Isso não impede que você comente com amigos e se lembre daquela empresa que você achou criativa por ter publicado tal coisa.

Portanto, fica a dica: grande quantidade de interações para um conteúdo de baixo nível não é sinônimo de sucesso, e pode ser um tiro no próprio pé. Significará apenas que sua marca angaria fãs entre os “sobrinhos” e não os formadores de opinião.