Marketing Digital

6 dez, 2010

Social media ou social medo?

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Até pouco tempo atrás,
inclusive em empresas no Brasil, informação era um assunto tratado com muita
seriedade e sobriedade. Porém diferentemente do que acontece hoje, as
informações empresariais de 30 anos atrás eram tratadas como segredo de estado,
onde qualquer vazamento mínimo poderia quebrar todo o sistema de uma corporação.
Antigamente, informação era sonegada a todo custo, com a patética justificativa
de que a ocultação era necessária para o pleno funcionamento da companhia. 

Hoje em dia, essa realidade é
bem diferente. Se você sonega informação para com seus clientes, eles irão
criar suas próprias conclusões, suas próprias visões e versões de um
determinado fato. Com isso, a pergunta que paira no ar é a seguinte: as empresas
estão adotando a filosofia das redes e mídias sociais porque querem um canal
direto com os consumidores ou estão entrando na era 2.0 por puro pânico? 

Estamos inseridos na era do
conhecimento. Informação, atualmente, é moeda de troca, é poder. Com a web 2.0,
a informação não tem mais controle. Logo, a economia informacional que
estamos vivendo não possui controle, não possui limites ou parâmetros
previamente controláveis que empresas possam estabelecer. 

Isso gera uma falta de preparo
colossal nas empresas. Não importa se uma empresa quer ou não estar nas mídias
sociais. Ela já está. Seja em um blog corporativo, um perfil no Facebook ou em
comunidades de ódio no Orkut, toda empresa está inserida no fluxo de
informações das redes sociais. Isso causa uma enorme insegurança nas empresas,
já que elas estão inseridas em um meio que além de não possuírem controle,
nunca pediram para entrar e, se pudessem, não estariam nele. 

Com isso, estar nas mídias sociais não significa ser mídias sociais. Uma empresa que é amplamente criticada na web
2.0 também está na social media. Uma empresa que consegue fazer desses novos
canais comunicacionais uma plataforma de negócio é uma companhia que é social
media. O meio é a mensagem, mas o meio nunca foi e nem será a filosofia da sua
empresa.