Olá, como vai?
Diariamente, várias pessoas entram em contato querendo saber mais sobre os Anúncios no Facebook. Recebi um e-mail da Shutterstock, uma das empresas que tem parceria com o Facebook para utilização de imagens profissionais em campanhas de anúncios, indicando um artigo. Eles me indicaram o excelente artigo da Sarah Maloy, Gerente de Mídias Sociais da Shutterstock.
Obs: Lembrando que as imagens que estão dentro do gerenciador de anúncios são gratuitas. Imagens do site da Shutterstock nem sempre são.
O artigo é muito bom e com dicas incríveis para otimizar seus anúncios com imagens da Shutterstock. Estas imagens estão disponíveis no gerenciador de anúncios e podem ser utilizadas em suas campanhas. Para usá-las:
- Acesse o Gerenciador de Anúncios: https://www.facebook.com/ads/create/
- Selecione o objetivo do seu anúncio;
- Vá até “Navegar biblioteca”;
- Abra a opção “Imagens de banco de imagens”.
A seguir, você pode conferir o artigo da Sarah com várias dicas de uma das empresas que mais entende de imagens para gerar resultados.
10 dicas de como otimizar anúncios do Facebook com imagens atraentes
1. Escolha imagens simples e diferentes
Com os diferentes tamanhos de anúncios disponíveis no Facebook, e com o número crescente de usuários que acessam a plataforma na web ou pelo celular, é importante selecionar imagens que vão se sobressair, mesmo em um tamanho pequeno. Isso significa escolher imagens simples, porém com cores brilhantes ou marcantes. Também é bom se concentrar em apenas um assunto, ao invés de escolher uma imagem que tem muita coisa acontecendo.
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2. Use palavras abstratas
Quer você tenha uma imagem específica em mente ou não, muitas vezes você pode usar palavras-chave gerais para ajudar a melhorar a sua pesquisa por imagens. Quando você clicar em “Procurar Imagens” na ferramenta de criação de anúncios do Facebook, você terá acesso a uma biblioteca com mais de 30 milhões de imagens da Shutterstock. Usando termos amplos, palavras-chave abstratas como “amor”, “emoção” ou “força”, você poderá encontrar novas imagens que transmitam emoção e se relacionem com a sua mensagem, sem ser demasiado literal.
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3. Tente sempre inspirar
Ao selecionar imagens para mídia social, tente transmitir sempre uma mensagem positiva e inspiradora para que seu público enxergue como o mundo pode ser maravilhoso com o seu produto ou serviço. A imagem escolhida por você vai dizer muito sobre o seu produto, portanto certifique-se de escolher algo bonito que vai de encontro às aspirações fundamentais da sua audiência.
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4. Selecione imagens que funcionem em diversos formatos
É importante escolher imagens com bastante flexibilidade em relação ao tamanho e layout, já que os anúncios do Facebook são exibidos em diferentes formatos e plataformas. Isso significa que os elementos mais importantes de uma composição devem sempre estar no centro da imagem – caso contrário, ela ficará cortada em alguns formatos.
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5. Seja criativo
Do mesmo jeito que um cheiro ou gosto podem ser marcantes em um primeiro momento, mas desaparecer depois de um tempo, algumas pessoas podem ficar insensíveis a determinada imagem quando vista diversas vezes. Por isso, escolha novas imagens para manter seus anúncios sempre “fresquinhos”. Seu objetivo é fazer com que seu público continue a notar seus posts no New Feeds. Ou seja, mudar o “look and feel” das suas campanhas vai ajudar a dar destaque ao seu produto/serviço – além de garantir que seu audiência não se canse de ver suas campanhas. Isso também lhe dá a oportunidade de testar diferentes imagens para encontrar o estilo criativo que funciona melhor para seu público.
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Sempre que sua campanha começar a perder o volume habitual de cliques, é um sinal para trocar a imagem ou segmentação. Os anúncios precisam ser analisados com frequência e as quedas sinalizam que ele já não desperta tanto interesse das pessoas.
6. Escolha imagens consistentes e anunciáveis
Ao escolher uma imagem para sua campanha no Facebook, não pense em criar apenas um anúncio; pense sempre em elaborar vários anúncios como parte de uma campanha. À medida que você for trocando as imagens dos seus ads, haverá uma consistência no “look and feel” de todos os seus anúncios. Isso não significa que você precisa usar sempre os mesmos objetos em suas imagens, mas leve sempre em consideração a luz, esquema de cores e temas das fotos selecionadas, para que elas possam ser facilmente trocadas durante toda campanha. Ao escolher um conjunto de imagens “anunciáveis”, tenha certeza de que elas vão evocar uma mensagem consistente, mesmo que dure semanas ou meses.
7. Use imagens que reflitam a personalidade da sua marca
Cada marca tem sua personalidade. Algumas empresas são mais informais, outras mais sérias. Certifique-se em saber qual a personalidade exata da sua marca e, em seguida, escolha imagens que transmitam essa característica ao seu público. Por exemplo, se sua marca for mais artística, você pode optar por fotos em preto e branco com uma iluminação dramática, como abaixo.
Se sua marca for mais voltada para família, escolha fotos fofas de crianças, ou casais, como as seguintes.
Ou ainda, se sua marca for mais informal, adicione um pouco de diversão a seus anúncios com as imagens abaixo.
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8. Personalize a imaginação do seu público
Às vezes, é impossível agradar a todos. Nem toda imagem ou texto vai refletir o desejo de cada cliente. Por isso a importância de saber exatamente seu target, e porque devemos sempre levar isso em consideração na hora de investir em uma campanha. Se o seu público-alvo estiver presente em diferentes setores ao redor do mundo, talvez não faça sentido tentar alcançar todos com a mesma mensagem e/ou imagem. Tente usar imagens locais ou específicas e só depois tente alcançar esse grupo específico de pessoas.
Por exemplo, se você sabe que seu produto/serviço tende a ser interessante para clientes que gostam de música, direcione seus anúncios para esse público, com base nesse interesse, selecionando uma imagem de um show, um guitarrista ou até de uma menina com seu fone de ouvido.
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9. Conte uma história coesa
Não escolha imagens para sua campanha só porque elas são bonitas. Ao contrário, opte por imagens que funcionem bem com seu texto e complementam seu link ou mensagem “call to action.” Todas as peças devem se encaixar para contar direitinho a história da sua marca, produto ou post.
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10. Teste, teste e continue testando
Só porque um anúncio parece bom para a sua equipe, isso nem sempre significa que sua audiência vai gostar. É por isso que é importante testar continuamente, alterando seu texto, imagens e mensagens “call to action.” Depois de todos os testes, você pode revisar seus resultados e usar dados do “Facebook Insights” ao longo do caminho.
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Para publicações patrocinadas ou anúncios com envolvimento de publicação, o Facebook Insights pode dar várias informações relevantes. Mas, não deixe de visualizar seus resultados no Gerenciador de Anúncio. Lá você terá métricas específicas para mensuração de suas campanhas, como CPC, Conversões, cliques, Alcance e vários outros dados importantes.
E aí? Gostou das dicas? Espero que sim. Este texto da Sarah foi realmente muito interessante e espero que a minha opinião sobre os tópicos tenha trazido ainda mais informações para você.
Para conferir o artigo original acesse o blog da Shutterstock.
Nos vemos no próximo artigo.
Abraços!